Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha, em junho, apontou que a maioria dos jovens brasileiros não estão satisfeitos com o país. De acordo com as respostas, 62% desejam morar no exterior, com os Estados Unidos como destino preferido para uma nova vida. Em relação a adultos, o número cai para 44%.
Imagine o Brasil sem o Estado de Minas Gerais. Não, não estamos falando da perda de riquezas culturais e territoriais de lá, mas, sim, do número de habitantes de lá que, segundo uma pesquisa do Datafolha, é o equivalente aos que estão dispostos a sair do Brasil, quando a oportunidade chegar. O número se refere a jovens entre 16 e 24 anos e é explicado pelo sonho em realizar um intercâmbio em outro país.
Por outro lado, quanto maior a idade, menor o índice dos que desejam deixar o país. Por exemplo, o número de insatisfeitos com o fato de morar no Brasil desce para 44% entre entrevistados de 35 a 44 anos. Na faixa etária de 45 a 59, o percentual cai para 32% e, por último, para 24% entre a população com mais de 60 anos.
O estudo, realizado em 129 municípios brasileiros, considerou as diferentes condições sociais dos entrevistados. Outros dados importantes: entrevistados que apontaram já ter cursado o ensino superior são os que mais desejam deixar o país (56%), contra 48% de quem tem ensino médio e 27% dos que cursaram até o fundamental.
Já considerando a classe social, destaque para as classes A e B, que correspondem a 51% dos que desejam morar no exterior. Quase metade da classe C também deseja por novos ares: 44% dos entrevistados. Por último, 30% dos membros das classes D e E também deixariam o país. Em relação ao destino escolhido, os Estados Unidos lideram a lista de desejo de mudança para o exterior, seguido por Portugal e Canadá.