Toda empresa que trabalha com frota e frete sabe da importância da roteirização de transporte em sua gestão. O planejamento das distâncias a serem percorridas nas entregas e nas coletas, o tempo e a jornada dos motoristas e a capacidade dos veículos da frota, são alguns dos elementos que precisam ser calculados pelo gestor, para que este possa garantir constantes melhorias no processo de logística e crescimento da empresa, uma vez que todos esses fatores impactam diretamente nos resultados da operação de logística.
E essa otimização acaba também se refletindo em dois outros pontos muito importantes: o aumento da qualidade dos serviços prestados para o cliente e a redução da emissão de gases na atmosfera.
O desafio de qualquer gestor de grandes frotas é fazer essa roteirização funcionar perfeitamente em larga escala, lidando com altos volumes de entregas que requerem um detalhado e minucioso planejamento de otimização de itinerário. Atualmente as grandes empresas já dispõem da tecnologia de softwares para automatizar essa roteirização e permitir um controle melhor da frota. Mas, para a escolha do software certo para cada empresa é preciso avaliar individualmente os desafios que cada empresa tem, avaliar os problemas e as necessidades, e escolher uma ferramenta que mais se adeque ao seu cenário específico.
Alguns aplicativos de roteirização tornam possível ao gestor de frota gerar rotas para vários veículos e seus destinos simultaneamente. Outros planejam rotas que possuem restrições, estimando o tempo de entrega individualmente. Alguns aplicativos ainda oferecem a integração do cadastro de horários de trabalho dos motoristas com o planejamento das rotas, otimizando ainda mais o processo e reduzindo custos desnecessários.
Como dissemos anteriormente, os benefícios resultantes desta automatização de roteirização são vários, tanto internos quanto externos. Quando uma empresa otimiza as suas operações de transporte ela garante o cumprimento de prazos, e isso é eficiência e qualidade dos serviços prestados aos clientes. Já considerando o aspecto da responsabilidade social empresarial, que é condição sine qua non no cenário corporativo atual, essa otimização reduz a emissão de gases na atmosfera, diminuindo a pegada de carbono da empresa na camada de ozônio
A FINK é signatária da plataforma ECOVADIS, e segue rigorosamente a metodologia de avaliação da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que avalia a qualidade do sistema de gestão responsável de uma empresa por intermédio de suas políticas, medidas de implementação e resultados, realizando sua gestão de frota com base na redução da emissão de GEE.
Leituras relacionadas:
Entenda como bons serviços de armazenagem e logística podem tornar seu negócio mais eficiente
Logística 4.0 e o transporte: como a tecnologia está ressignificando a forma que trabalhamos
Fink Mobility – A Importância da Redução de Carbono para o Planeta