Pesquisar
Close this search box.

Relocation e Kids: Dicas de como facilitar a transição para os pequenos

Mudar é uma experiência psicologicamente cansativa para qualquer um que faça. Se você já mudou de casa alguma vez (e é muito provável que já tenha o feito), sabe que o processo de se acostumar com o novo lar, assim como bairros ou até cidades diferentes, pode ser difícil e desafiador. E quando se colocam crianças nesta equação, tudo pode se tornar ainda mais complicado.

Afinal de contas, os pequenos estão acostumados à rotinas adaptadas ao seu espaço: amigos, escola, curso de inglês, escolinha de futebol, balé, entre tantas outras atividades do cotidiano. Uma nova moradia e o processo de adaptação à uma rotina completamente nova pode confundí-los. Por isso, existem algumas dicas que podem tornar o processo mais suave para toda a família, e eles estão listados abaixo.

Discuta a mudança com a criança. Pode não parecer importante, mas colocar em pauta o processo de mudança como uma necessidade é algo que ajuda no processo de assimilação deste novo momento. Se possível, coloque o fato com empolgação e otimismo — isso pode criar um espírito de animação quanto a novos desafios a serem enfrentados pela criança, o que será útil durante toda sua vida.

Encontre atrativos infantis no novo bairro. Qualquer processo de convencimento e aceitação é mais simples por meio de fatos. O argumento “vai ser legal” não convencerá nem a mais ingênua criança sobre a mudança. Assim, é importante que se conheça todos os locais do novo bairro (ou cidade) que podem atrair a criança, a fim de criar empatia. Assim que encontrar, mostre para a criança.

Envolva a criança na escolha da nova casa. Isso é parte fundamental do processo. Qualquer ser humano responde melhor a decisões tomadas em grupo quando se sente parte do processo de escolha — o que se chama de sentimento de pertencimento.

No caso de adolescentes, tenha paciência. Adolescentes vivem uma fase altamente ligada ao processo de socialização. Dentro de um mundo de descobertas, o grupo de amigos se torna um porto seguro. A mudança — principalmente internacional – pode fazê-los sentirem como estar à deriva em alto mar. Assim, espere reações negativas por parte dos jovens quanto a mudanças. O único remédio eficaz será a conversa e paciência para a aceitação.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.