Um dos mais incríveis santuários ecológicos do Brasil e do mundo, o Pantanal ocupa uma área de aproximadamente 250 mil quilômetros quadrados, que se estende por Brasil, Paraguai e Bolívia. Fauna e flora ricas e exuberantes são os atrativos que magnetizam milhares de turistas todo ano. E justamente por isso, é considerada pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
A maior e mais famosa parte desta área fica em terras brasileiras, com extensão de 140 mil quilômetros quadrados, divididas entre os estados do Mato Grosso (Pantanal Norte) e Mato Grosso do Sul(Pantanal Sul). A principal porta de entrada da porção sul é a cidade de Campo Grande e na região norte, temos Cuiabá servindo para a mesma função.
Sua principal característica é ser totalmente dependente das águas e regido pelo fenômeno das cheias e das secas, movimentando a vida na região. Todos os anos, o ciclo de inundação no Pantanal se repete. As chuvas começam, normalmente, em novembro, intensificando-se entre dezembro e fevereiro. As águas atingem seu nível máximo entre os meses de maio e julho, transformando a planície pantaneira num mar de água doce.
Perfeito para um safári fotográfico, a área é um verdadeiro paraíso natural. Tudo à volta é enriquecido por uma variadíssima biodiversidade – já foram catalogadas cerca de 230 espécies de peixes, 650 tipos de aves, 80 espécies de mamíferos e 50 de répteis. Essa fauna habita cenários com recortes de Floresta Amazônica, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
Além da atividade já citada acima, entre os principais passeios no Pantanal, destacamos: as caminhadas ecológicas, focagem de animais de hábitos noturnos, pescaria de piranhas, pescaria esportiva passeios de barco, passeios de canoa, cavalgada e a experiência de vivenciar a vida em uma fazenda pantaneira.