Muito mais do que a palavra da moda, sustentabilidade é um conceito imprescindível para o futuro da humanidade. Embora diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico produção de materiais, em produções de grande escala, o desejo sustentável começa em casa. Assim, quem deseja mudar o mundo, garantindo a preservação de florestas, matas, rios, lagos e oceanos pode começar, por exemplo, pela decoração de casa. Sim, você não leu errado.
Além de preservar o meio ambiente, aplicar o conceito sustentável em sua residência renderá, ainda, economia a seu bolso. Ao misturar sustentabilidade e decoração, a palavra-chave é “reaproveitamento”. Muito do que pode estar na berlinda de sua casa, prestes a ser jogado no lixo, tem potencial decorativo. Ou mesmo aqueles itens vistos na rua e que você jamais imaginou levar para casa. Confira abaixo:
Pallets
Encontrados a preços populares em supermercados, o pallet é um dos itens mais versáteis quando o assunto é decoração. Por exemplo: junte dois, lado a lado, e outros dois sobrepostos, adicione um futon proporcional ao tamanho – ou grandes almofadas – e, pronto, está aí um sofá. Outra opção é transformar um pallet em uma mesinha de centro, para a sua sala. Você pode utilizá-lo em sua versão de madeira crua ou mesmo pintá-lo com a coloração de sua escolha.
Caixote
Do mercado à feira: caixotes de frutas e legumes são objetos coringas para a sua casa. Igualmente coloridos conforme a sua preferência, são ótimos nichos, presos em paredes ou apoiados em mesas, formando uma cômoda, por exemplo. Também podem ser revestidos por um pano e servir de caixa organizadora.
Escada de madeira
Sabe aquela escada de madeira, antiga, que está prestes a se aposentar e deixar a sua casa? Basta uma pequena reforma, se necessário, uma pinturinha, e pronto: deixe-a aberta e transforme em uma estante para livros e pequenos objetos.
Latas
Latas de leite e achocolatado em pó são ótimas opções para organizar itens. Você pode revesti-las por um papel ou pintá-las, deixando a tampa aberta para receber tesouras e objetos de cozinha, por exemplo.
Potes de vidro
Aquele potinho de vidro que já estava na fila do descarte pode ser, após limpo, reutilizados como luminárias, adaptando a instalação para lâmpadas, ou mesmo porta-velas.
E aí, gostou? Estes são pequenos exemplos de como sustentabilidade, economia e criatividade andam juntas na decoração de sua casa. Continuem acompanhando o blog e acompanhe as tendências.