Pesquisar
Close this search box.

Curso gratuito em universidade é a arma portuguesa para atrair brasileiros

Você sabia que a sua nota do Enem pode ser utilizada, também, para instituições de ensino universitário em outros países? Sim, muito além das universidades públicas e privadas do Brasil, a qualificação obtida na prova pode abrir caminho para um intercâmbio. É o caso da Universidade de Algarve (UAIG), em Faro, antiga província do Algarve, em Portugal.

De acordo com o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo, elaborado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal, atualmente, os brasileiros formam a maior comunidade de imigrantes em Portugal, com mais de 85 mil pessoas. O número, equivalente a 20,3% dos estrangeiros que vivem no irmão europeu, impressiona, ao considerarmos que lá vivem 421.711 não nascidos na Terrinha. Muito além da proximidade cultural e do idioma, a boa relação entre Brasil e Portugal, também, são reflexos das oportunidades oferecidas para a migração, como trabalho e estudo. Prova disto é que, nada menos que, 29 instituições de ensino de Portugal aceitam a nota do Enem para o processo seletivo.

Uma das principais é a Universidade do Algarve que, como forma de atrair mais brasileiros para a sua graduação, oferece, gratuitamente, cursos rápidos. A Universidade – que fica em Faro, pequena cidade com 47 mil habitantes – lançou o projeto Summer Campus, com cursos no mês de julho, com 40 vagas direcionadas a alunos do ensino médio, entre 16 e 18 anos, com aulas pela manhã e atividade esportivas e de lazer durante a tarde. São 37 opções de cursos em variadas áreas: desde saúde e economia, passando por engenharias e tecnologias, até línguas, humanas e arte e design, por exemplo.

Atualmente, a Universidade do Algarve conta com cerca de 600 brasileiros já matriculados. De acordo com o projeto de verão, o objetivo é oferecer aos alunos – muito além da vivência acadêmica – uma amostra da cultura portuguesa, com alojamento e alimentação grátis, ficando por conta do aluno apenas a viagem de ida e volta ao país. Vale ressaltar que o diploma dos cursos são reconhecidos em todos os países da União Europeia, permitindo que o estudante siga para cursos de pós-graduação em outras instituições de ensino do continente. As inscrições para 2018 se encerraram, mas quem se interessar para um curso no próximo ano deve ficar atento ao período de inscrições no site: https://www.ualg.pt/pt

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.