Você já ouviu falar em Aurora boreal? O nome, dado pelo físico e astrônomo italiano Galileu Galilei, em 1619, se refere à Aurora – deusa romana do amanhecer – e Bóreas – deus grego que representa os ventos do norte – reflete bem o espetáculo que ocorre no céu noturno de regiões polares. O fenômeno, que ocorre pelo impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera do planeta, e que é canalizado pelo campo magnético da Terra, é um verdadeiro show de luzes e cores naturais.
E, Tromso, você já ouviu falar? Conhecida como “capital da aurora boreal”, a cidade da Noruega é conhecida pela incidência da Aurora boreal e pela impressionante beleza de seu céu, dada a influência das correntes quentes do Golfo, que também impedem a temperatura de atingir os comuns -10ºC dos arredores.
Localizada a 350 quilômetros norte do Círculo Ártico, Tromso é a maior cidade da Região Norte da Noruega e uma das mais modernas cidades do país. O local é uma verdadeira mescla de opções culturais – em seus museus, aquário e o jardim botânico mais setentrional do mundo – com suas belezas naturais extremamente preservadas. Embora a Noruega tenha a, má, fama de um dos países mais caros da Europa, a cidade conta, além de uma boa estrutura comercial, com boas lojas, bares e restaurantes, com hospedagens mais em conta, considerando o padrão do país, para seus visitantes.
Embora não exista uma regra no calendário da cidade, o fenômeno da Aurora Boreal ocorre, na grande maioria das vezes, entre os meses de setembro e março, com momentos de forte incidência do show de luzes, bem como noites sem, praticamente, nada a observar. No entanto, há uma certeza: o sol da meia-noite, fenômeno que ocorre entre 20 de maio e 20 de julho, quando o sol, praticamente, não se põe. Apesar de diminuir sua intensidade ao chegar da noite, quando o sol se aproxima de meia-noite, volta a brilhar como se fosse manhã. No período, é possível praticar atividades, normalmente diurnas, durante todo o dia.
Como chegar a Tromso
De avião, há vôos diários de Oslo, capital norueguesa, para o aeroporto Langnes – localizado a 5 Km do centro da cidade – com duração de duas horas. De lá, há várias linhas expressas de ônibus para a zona central de hotéis.Você pode chegar com a combinação trem – saindo das cidades de Oslo, Bergen e Trondheim – até Fauske, onde você pegará um ônibus, em uma longa viagem via Narvik. Alugando um carro em Oslo, você terá de percorrer uma rodovia de 1.600 quilômetros até Tromso, em cerca de 30 horas. Por último, pelo mar, você chegará à cidade pelo famoso navio Hurtigruten, em uma de suas duas viagens diárias pela Costa da Noruega.