Localizada no centro-sudoeste de Marrocos, Marrakesh é conhecida como a “pérola do sul” e faz parte das quatro cidades imperiais do país, junto à Fez, Mequinez e Rabate. Quarta maior cidade de Marrocos é também a que atrai mais turistas, principalmente no outono e na primavera, já que o verão apresenta calor e sensação térmica capazes de tornar os passeios desagraveis. O mesmo acontece no inverno, de frio rigoroso. Para facilitar a vida dos turistas, listamos, abaixo, as principais atrações da “cidade vermelha”, reconhecida por sua gastronomia, mercados populares, mesquitas e museus.
Os temperos de Marrakesh
O paladar e o olfato serão aguçados com a culinária marroquina, reconhecida mundialmente por sua riqueza. A variedade de especiarias conta com canela, malagueta, pimenta-da-Guiné, noz-moscada, Vitex agnus-castus e açafrão-da-terra, entre outros cheiros e sabores.Destaque para a tanjia marrakshia, símbolo da cozinha local. Trata-se de carne de vaca, especiarias e uma manteiga fermentada chamada smen, tudo isso cozinhado na lentidão de um forno tradicional, em cinzas quentes. Há opções de peixe, frango. Para vegetarianos, a dica são os briouates, chamuca recheada com limão e que pode ser cozinhado com açafrão, amêndoas, uva e outras especiarias. Como sobremesa, aposte na chebakia, pastéis de frutos secos e bolo de tâmaras com queijo.
Mesquitas
A começar pela Cutubia, maior mesquita da cidade, localizada a sudoeste da almedina. A mais antiga de Marrakesh é Ben Youssef , mesquita construída no século XII. Pouco depois, foi construída Mouassine, que abriga, além da Fonte Mouassine, maior e mais importante da cidade, uma biblioteca, um hamam e uma madraça.
Museus
Localizado no centro da almedina, o Museu de Marrakesh se encontra no Palácio (Dar) Menebhi. Sua construção, do fim do século XIX,, é um belo exemplo da arquitetura andalusina clássica e abriga exposições de arte marroquina, tanto tradicional quanto moderna. Visitantes encontram, também, os principais exemplares de livros locais históricos, além de moedas e cerâmica de vários povos. Outra imperdível visita é ao Museu Dar Si Said, o Museu das Artes Marroquinas. Localizado no Palácio da Bahia, conta com o considerado melhor acervo de Marrocos. Por último, o ainda não terminado Museu da Fotografia e das Artes Visuais, que tem pretensões de ser um dos maiores museus de fotografia em todo o mundo, com exemplares desde o século XIX.
Socos (souks)
As compras em Marrakesh são garantidas nas passagens pelos socos, que formam o maior mercado tradicional de Marrocos. Destaque para Souk Semmarine, Souk Ableuh, Souk Kchacha, Criee Berbiere, Souk Cherratine, Ensemble Artisanal, Souk Siyyaghin e Souk Belaarif.