Os amantes da arte sabem: seus exemplares valem muito além do preço determinado pelo mercado. Importância histórica e representação pessoal têm valores incalculáveis e que demandam um alto grau de conservação das peças, principalmente quando existe a necessidade de transportá-las a um novo lugar, tanto em definitivo quanto de forma temporária, como em exposições. Posto isto, é imprescindível que o transporte do acervo – seja para outra cidade, estado – ou mesmo país seja feito por uma equipe especializada, capaz de garantir a segurança máxima da obra de arte. Com vasta experiência e reconhecimento internacional nesta modalidade de transporte, há mais de duas décadas a Fink transporta, com total segurança, obras de arte de valor inestimável.
A dedicação e o rigor com a preservação das peças é marca registrada do serviço oferecido pela Fink, em todas as fases do processo: desde a embalagem dos itens, passando pelo manuseio, o cuidado no transporte até o sucesso na entrega. A excelência do serviço se deve aos estudos, pesquisas e técnicas apuradas por nossos especialistas aos longos dos anos em que transportamos obras de artes para museus, exposições ou residências, sempre atendendo e ouvindo colecionadores, museólogos, curadores e produtores de mostras culturais. Se nossos profissionais estão sempre atualizados com o que há de mais moderno no ramo, o mesmo podemos dizer de nossos veículos, que respeitam o controle de temperatura exigido ao transporte de determinados itens, como pinturas a óleo e antiguidades, por exemplo.
No entanto, o nosso serviço não se restringe à embalagem e transporte com segurança de suas obras de arte. A Fink tem uma equipe especializada para prestar assessoria e consultoria para importação e exportação das peças, após uma análise técnica dos itens. Além disso, a Fink auxilia a habilitação no SISCOMEX (RADAR), documento necessário para a importação e exportação das obras, bem como pode ser Importer of Record, ou seja, a empresa responsável por viabilizar a importação temporária sem que o contratante tire a documentação por meio do ATA Carnet, um “Passaporte de mercadorias” – documento alfandegário internacional que permite a exportação e importação temporária, livre de impostos e com isenção de bens não perecíveis, por até um ano.
Confira abaixo as respostas às perguntas mais frequentes em relação ao assunto:
O que é preciso para fazer um orçamento para importação de obras de arte para o Brasil?
Inicialmente precisaremos saber a lista todos os detalhes e valores de cada obra de arte, origem e destino. Também se a importação é para uma exposição ou feira ou se é uma importação permanente. A partir destas informações a FINK poderá prestar toda consultoria e assessoria para a importação.
O que é preciso para fazer um orçamento para exportação de obras de arte para uma exposição no exterior?
Da mesma forma que para a importação, precisaremos saber todos os detalhes das obras de arte, origem e destino e a exposição ou feira se destina. A partir desta informação a FINK poderá prestar toda consultoria e assessoria para a exportação.
Qualquer empresa/pessoa pode importar ou exportar obras de arte para exposições ou feiras?
Somente empresas/pessoas habilitadas no SISCOMEX (RADAR) podem importar ou exportar.
A FINK pode providenciar a minha habilitação no SISCOMEX (RADAR)?
Sim, a FINK pode cuidar de tudo, bastando que a empresa/pessoa apresente a documentação exigida pelas autoridades, em ordem. Os documentos necessários serão informados pela FINK.
Como posso importar se não tiver RADAR?
Para as importações ou exportações em admissão temporária, A FINK pode ser o seu Importer of Record. Ou seja, importamos no nome da FINK para viabilizar a importação temporária.
O Brasil aceita o ATA Carnet?
Sim, o Brasil aceita o ATA Carnet e a FINK está pronta para cuidar de tudo para exportar ou importar através do ATA Carnet.