A aldeia de Las Lajas, no sul da Colômbia, é um destino para os mais variados perfis de turistas. Conhecida pelo lindo santuário homônimo, também encanta por preservar a cultura colombiana, pelas belezas naturais e por ser um passeio completamente fora da rota mainstream do turismo sul-americano.
Situado numa região de vale, o local de construção deste santuário é motivo de peregrinação desde os tempos coloniais, no século XVIII. De lá para cá, quatro santuários foram erguidos como referência para os visitantes. O último (e maior entre todos já construídos) é de 1916, e possui traços marcantes de arquitetura, fortemente influenciados pelo estilo gótico, presente nas construções urbanas europeias do período pré-renascentista.
Normalmente, a chegada no santuário se dá à pé. Por ter sido construído no fundo de um vale, a caminhada pode ser cansativa para turistas desavisados. Por isso, algumas práticas são importantes antes do passeio: repouso, consumo de alimentos leves e muita hidratação.
A atração chama atenção dos mais variados perfis de turistas. É interessante aos amantes de história, pela região ser parte importante do processo de colonização na Colômbia e do Equador; e também aos fãs do turismo ecológico, por estar situada em meio ao bioma amazônico, que guarda a mais rica biodiversidade do mundo.
No entanto, a pequena aldeia também guarda outras riquezas colombianas. A culinária típica é um destes bens imateriais deste local. Tanto no santuário quanto na aldeia, é possível achar o cuy, um assado típico que é a marca da cozinha local.
Os principais pontos para hospedagem estão em Ipiales, município do qual a aldeia de Las Lajas faz parte. É possível achar boas acomodações, com decente estrutura e conforto, por um preço acessível ao bolso. Principalmente pelo valor do câmbio colombiano em relação ao Real Brasileiro.
Las Lajas é um ótimo destino para os mais variados perfis de turista, pois se mostra uma excelente opção para conhecermos melhor nosso continente, suas culturas e história.