Por barreiras geográficas e culturais, os brasileiros pouco exploram as riquezas turísticas de outros países sul-americanos. No entanto, estes são acessíveis e, muitas vezes, as melhores opções para aquelas férias tão sonhadas. O Parque Tayrona, na Colômbia, é um caso de quem quer viajar para relaxar e contemplar belezas naturais.
Com cerca de 15 mil hectares de mata preservada, Tayrona é um verdadeiro representante do Caribe em terras colombianas. O parque fica a 230km de Cartagena, um dos destinos mais populares do país. No entanto, o que o torna singular é o fato de ser pouquíssimo explorado, ter uma estrutura mais rústica e praias desertas.
É, então, um excelente destino para o turista que quer relaxar, inclusive evitando a agitação dos resorts e grandes hotéis. A melhor opção de estadia também é a mais inesquecível. O Ecohabs Tayrona Park é o único hotel dentro do parque, e consegue mesclar com exatidão o ponto entre rusticidade e conforto. Os bangalôs são charmosos, têm vistas de tirar o fôlego, e não perdem para um hotel de qualidade. O único acesso ao hotel, no entanto, é feito a cavalo, é feito a cavalo, numa trilha de 30 minutos — uma experiência singular.
A outra opção de estadia é na vila de Taganga, próxima ao parque. Ela tem diversas opções de estadia, desde locais mais simples a hostels mais requintados. A parte boa de ficar nesta cidade são os passeios de bate-volta. Eles podem ser combinados com barqueiros locais, que te levam para algumas das praias de mais difícil acesso no parque. No fim do dia, existem algumas opções de bares e restaurantes para conhecer.
Nada impede que se programe um mix entre as duas hospedagens. Assim é possível experimentar o melhor entre as opções. No fim das contas, o que importa é viver um pouco deste ambiente rústico, intocado e extremamente belo, ao norte do continente sul-americano.