O Chile tem uma rica história, contada nas mais diversas características de suas cidades. Valparaíso, por exemplo, guarda uma grande herança da arquitetura colonial chilena. As casas coloridas, em meios aos montes, formam um ambiente de aconchego e paz. É um destino que agrada aos mais diversos tipos de turista.
A cidade está bem próxima a Santiago, logo a chegada é muito simples saindo de qualquer grande cidade brasileira. É possível chegar ao destino final via ônibus executivo ou mesmo pelo metrô que liga as duas cidades. Estas são as maneiras mais baratas e rápidas de se chegar a Valparaíso.
Fundada em 1544, é Valparaíso o principal centro portuário do Chile desde então. Essa característica transformou a cidade em um centro econômico de importância na América do Sul. Marcas dessa história estão visíveis em uma cidade bem preservada em termos de sua arquitetura colonial. O que se destaca esteticamente são as casas muito coloridas, construídas nos morros da cidade.
Em termos de passeios, Valparaíso tem atrações que são características de cidades com uma vida cultural agitada. É possível visitar a Casa Museo La Sebastiana, residência do poeta chileno Pablo Neruda por muitos anos, hoje convertida em museu. Ela guarda uma história incrível da literatura latinoamericana.
A cidade é cheia de outros museus muito interessantes. Eles contam, em sua maioria, a história da colonização e da formação de uma identidade nacional no Chile. Por mais que estejamos no mesmo continente, não conhecemos em detalhes estas histórias de nossos vizinhos. No entanto, elas contam muito de uma narrativa que é uniforme entre todos os países da América do Sul, principalmente em relação à onde estamos atualmente.
Finalmente, Valparaíso é um destino que diz muito sobre a história da América do Sul. Além disso, é uma cidade extremamente agradável de se visitar em um período de férias. Há muito o que conhecer em termos culturais e históricos. Para quem gosta, é um prato cheio.