A tecnologia sempre será um fator determinante na história humana. Quando criamos novas ferramentas, o trabalho acaba por se renovar, tendendo a tornar-se mais eficiente e menos custoso. Na modernidade, este processo foi alavancado de forma impactante, permitindo uma nova camada de relação de trabalho — esta, no caso, digital.
Nas últimas décadas, percebemos este avanço drástico das ferramentas do mundo digital nos mais diversos mercados de trabalho. Na logística, campo que é sensível às mudanças tecnológicas, não foi diferente. Até uma nomenclatura foi dada para este novo momento do trabalho: a logística 4.0.
Seu significado está ligado à chamada quarta revolução industrial, um conceito sociológico que tenta entender a relação entre os trabalhos humanos e o avanço das tecnologias digitais. Neste caso, aplica-se esta lógica à logística: qual é o produto da cruzamento entre este novo arsenal de ferramentas e o serviço logístico?
O principal ponto da convergência entre estes dois fatores está na captação de dados. O trabalho logístico gera uma grande quantidade de informações sobre serviços, demandas e outros aspectos da cadeia produtiva que são altamente interessantes, tanto ao prestador, que consegue tornar seu trabalho mais eficiente, quanto ao cliente, que entende melhor as dinâmicas de consumo e demanda de seu produto.
As novas tecnologias também têm possibilitado a automação de diversos pontos do serviço logístico. Estes aspectos, por menores que sejam, tornam a totalidade do trabalho mais eficiente e menos custoso, ao fim de um ciclo de serviços realizados. Exemplos não faltam: a Amazon, em sua atuação nos EUA, é um grande exemplo dentro do varejo, aonde o serviço logístico, em quase sua totalidade, é automatizado.
Existirão ainda diversas outras aplicações para a tecnologia dentro da logística, mas que necessitam de tempo para serem pensadas e desenvolvidas por especialistas. O que pode se garantir é a grande capacidade de inovação que esta equação trará ao serviço logístico, empregando maior eficiência, qualidade e redução de custos no trabalho.