Pesquisar
Close this search box.

Vasta opção de ensino gratuito e baixo preço em faculdades particulares também são atrativos para brasileiros

Rivalidade entre Brasil e Argentina? Esqueça! Se dentro de um campo de futebol as disputas entre os irmãos sul-americanos são intensas, fora das quatro linhas a fraternidade, proporcionada pela divisa continental, faz com que brasileiros e argentinos tenham como destino favorito o território alheio, tanto para férias quanto para oportunidades profissionais. Prova disto é que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site de reservas online Booking.com, Buenos Aires foi eleita como o destino favorito de brasileiros para a primeira viagem internacional, superando fortes concorrentes como Orlando e Miami (Estados Unidos), Berlim (Alemanha) e Las Vegas (EUA), respectivamente, na lista dos 5 locais favoritos, considerando o ano de 2017.

A proximidade geográfica e cultural, bem como a similaridade dos idiomas fazem com que a Argentina seja uma ótima opção para quem deseja fazer um intercâmbio. São nada menos que 131 instituições de ensino superior, 66 delas públicas e gratuitas, abrigando 80% dos estudantes do país. Destaque para a Universidade de Buenos Aires (UBA). A Universidade, pública, figura a lista das 20 melhores da América Latina. Quem garante é o ranking da QS, conceituada consultoria britânica.

Custo de vida x custo benefício

Em Buenos Aires, por exemplo. Apesar do custo de vida da capital do país seja relativamente alto, girando em torno de 2 mil reais por mês – semelhante ao de São Paulo – a cidade conta com vasta oportunidade gratuita de ensino, nas universidades públicas, além de preços significativamente menores nas faculdades particulares – se comparadas às brasileiras. Com isso, dependendo do curso desejado, compensa estudar na Argentina, mesmo com os custos adicionais à mensalidade universitária.

Por dentro das universidades argentinas

Tanto nas instituições de Ensino Superior públicas quanto nas particulares, não é necessário prestar vestibular para o ingresso. Em vez disso, os interessados precisam concluir as matérias do Ciclo Básico Comum (CBC) relacionadas ao curso desejado.

Assim como no Brasil, as inscrições para o ano letivo universitário, que começam em fevereiro, são realizadas entre os meses de outubro e novembro. Enquanto isso, o segundo semestre tem início entre os meses de julho e agosto, terminando em dezembro. Confira a Lista das Instituições de Ensino Superior: https://bit.ly/2nIayWH

Visto de estudante

Se você deseja um intercâmbio curto, de até 90 dias, o visto não é necessário. Basta apenas um RG ou passaporte dentro do prazo de validade, graças ao acordo do Mercosul. Para um período superior, é preciso solicitar uma permissão de residência à Dirección Nacional de Migraciones. Exigências, além do pagamento de uma taxa de emissão: comprovante de matrícula da instituição de ensino, identidade ou passaporte e comprovante de antecedentes criminais

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.