Ministério do Turismo coordena a campanha “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil”.
O Governo Federal preparou um plano consistente para a retomada do turismo no Brasil. Apostando em viagens curtas entre os estados, o Ministério do Turismo lançou a campanha “Viaje com responsabilidade. Redescubra o Brasil”, como forma de reagir aos prejuízos do setor, um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus, em 2020. E o projeto divulgado pelo Governo é ambicioso: ele será um dos responsáveis por capitanear a retomada da Economia do país em 2021, já pegando carona em janeiro e registrando resultados efetivos até 31 de julho, dois dos meses considerados como alta temporada, graças às férias escolares.
O programa faz parte do projeto “Retomada do Turismo”, que tem quatro principais objetivos: preservação de empresas e empregos no setor de turismo; melhoria da estrutura e da qualificação de destinos; implantação dos protocolos de biossegurança; e promoção e incentivo às viagens. Para isso, entre as ações, está prevista a concessão de linha de crédito para capitalizar empregadores e obras de melhorias nos destinos turísticos, que são custeadas pelos setores público e privado, terceiro setor e Sistema S.
Viagem segura
Considerando as exigências sanitárias e de segurança prescritas pelos principais órgãos de Saúde do mundo, a cartilha recomenda aos viajantes que se hospedem e procurem programas turísticos em locais com o “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro”. A certificação criada pelo Ministério do Turismo é um incentivo tanto para quem viaja – e se sinta, assim, seguro para frequentar locais que cumpram protocolos de prevenção à Covid-19 – quanto para agências de viagens, hotéis, resorts e hostels, homologados como cumpridores dos protocolos de biosegurança, como garantiu o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
“Nós podemos afirmar que o turismo brasileiro está preparado para recebê-lo. Procure os estabelecimentos que contenham o Selo Turismo Responsável. São mais de 23 mil estabelecimentos em todo o Brasil obedecendo os protocolos de biossegurança e demonstrando que se preocupam verdadeiramente com a saúde do turista e com o desenvolvimento econômico do país”, informou o Ministro.
Para ter acesso ao selo, as empresas e guias de turismo precisam estar devidamente inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), acesse: http://antigo.turismo.gov.br/seloresponsavel/
A importância do Viaje com responsabilidade. Redescubra o Brasil
No Brasil, o setor de turismo emprega, direta ou indiretamente, mais de 7 milhões de pessoas e corresponde a 8.1% do PIB. Portanto, as medidas divulgadas pelo Governo visam combater o cancelamento de viagens por conta da pandemia, fato que impactou drasticamente a vida de trabalhadores e de empresas do ramo. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre do ano passado, a Receita Cambial Turística apresentou queda de 37,2% em relação ao mesmo período de 2019. Isso refletiu no saldo de demissões e contratações, com a perda de 364.044 postos de trabalhos formais.