A genialidade Maia nas Ruínas de Palenque

Uma das principais civilizações que já percorreram a História, os Maias se destacam, desde o período pré-clássico (1000 a.C. a 250 d.C.), sem dúvida, por sua língua escrita, além de sua arte, arquitetura, matemática e seus sistemas astronômicos. Os milênios passaram, mas as provas de civilização ainda estão lá, principalmente no sítio arqueológico de Palenque, estrutura de médio porte que leva o nome da cidade, localizada em Chiapas, estado mexicano banhado pelo rio Usumacinta. Historiadores acreditam que o local teria sido uma importante capital Maia. Cercado pela selva, o local abriga as riquezas da arte maia da Era Clássica (200 a 900 d.C.), considerada a mais bela e sofisticada do Novo Mundo antigo.

Nas Ruínas de Palenque, turistas têm acesso, por exemplo, à estatuária de Copán e aos entalhes e relevos em estuque de Palenque, peças milenares e repletas de significados e histórias e que ganham destaque pelo impecável estado de conservação do local. No complexo, de 15 Km de um conjunto de ruínas com mais de 500 edifícios, se destacam os templos de Las Inscripciones, de La Reina Roja, de La Cruz, assim como as Casas em Palenque e El Palácio de Palenque, alguns dos atrativos do local, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O acesso é bem fácil: a apenas 8 Km do centro de Palenque, as Ruínas podem ser visitadas por transporte público, em vans que passam pela Avenida Benito Juárez e pela Ruta 199, bem como pode ser feita por um tour pago em uma agência de turismo local, com direito a entradas e passeio em duas cachoeiras da região. Chegando no sítio arqueológico, você tem a opção de descer 1,5 Km antes da entrada principal e fazer uma trilha onde passará por duas cachoeiras e visitará algumas ruínas ainda não restauradas, próximas ao museu. Outra opção é seguir de carro às principais ruínas.

Não deixe de visitar:

Comece pelo edifício mais imponente de Palenque, o Templo de las Inscripciones. Lá, foi encontrada a tumba de Pakal, um dos mais célebres governantes Maia, junto às inscrições contando a sua história. Siga então ao El Palácio, um importante conjunto de prédios de alto valor artístico. Em um passeio incrível, é possível caminhar em meio às ruínas e túneis subterrâneos, além, claro, da visitação à torre, utilizada como observatório astronômico. Por fim, visite o Conjunto das Cruzes, que representam a Árvore da Vida – os Maias acreditavam que uma Árvore da Vida fora plantada no centro da Terra – em um complexo formado por três templos e que foi construído em celebração à subida ao trono de Chan Bahlum II, que assumiu o Governo após a morte do Grande Pakal. Além, é claro de, por fim, dedicar um dia da viagem para visitar as belas cachoeiras de Palenque: Cascada Água Azul e Cascada Misol Ha.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.