A imperdível Cidade do Cabo, um paraíso africano

“Gente, só é feliz quem realmente sabe que a África não é um país”, como dizem os versos de Emicida, o continente africano guarda milhares de encantos não descritos nos livros de história e no pensamento popular. Uma das provas é a África do Sul, segunda maior economia do continente – atrás apenas da Nigéria – mais especificamente na Cidade do Cabo, capital legislativa do país. Com ares de Rio de Janeiro, por aliar o que há de mais moderno em meio à preservação de suas belezas naturais, a geografia de Cape Town é um charme à parte, principalmente por ser cortada pela Table Mountain e seu teleférico que faz lembrar o bondinho do Pão de Açúcar. Lar do Parlamento Nacional, Cidade do Cabo é a segunda cidade mais populosa da África do Sul, com 3,5 milhões de habitantes, mas se destaca mesmo por ser um importante centro comercial e industrial, graças a seu imponente porto.

Comecemos o nosso passeio pela Cidade do Cabo justamente por seu principal ponto turístico, a famosa Table Mountain: mesmo que apreciar a imponente montanha, de longe, já seja uma experiência incrível, não deixe contemplá-la somente do nível do mar. Há duas opções para subir: ingressando no teleférico ou – aos esportistas – de forma guiada, caminhando por uma de suas incríveis trilhas. Na descida, visite os Jardins de Kirstenbosch, que fica aos pés da montanha. O jardim botânico local abriga vasta flora e fauna privilegiadas, em um cenário perfeito para um piquenique em meio à natureza.

Robben Island, um passeio à parte

A ilha de Robben Island é parte essencial na história do país. Pegue um barco em Victoria e Albert Waterfront: e não deixe de conhecer a cela onde Nelson Mandela – ex-presidente sul-africano e um dos mais importantes líderes do mundo – viveu por 18 dos 27 anos em que esteve preso, bem como outros importantes ativistas que lutaram pelo fim do apartheid. Muito além de um presídio, Robben Island é um passeio capaz de ensinar diversas lições como paciência, determinação e humildade, principalmente pela grandiosidade de Mandela, tudo contado por guias turísticos, muitos deles ex-prisioneiros.

Um país que aprendeu com os erros do passado

O apartheid está para a África do Sul como o nazismo para os alemães e se você quer entender como foi um dos períodos mais tristes da história do país não pode deixar de conhecer o Distrito Seis. Uma espécie de Lapa sul-africana, o bairro boêmio abrigava negros, brancos, indianos e muçulmanos até ser demolido pelo apartheid, na década de 60, como uma das ações de separação racial, tudo isso contado e documentado no District Six Museum. O museu foi construído com base em uma antiga igreja importante na luta antiapartheid e, com a ajuda de antigos moradores, atualmente funcionários do museu, criou uma exposição permanente com a reconstrução do interiores das casas, além de fotos e objetos característicos.

Culinária

Regiões como Tamboerskloof, Loop, Wale e Orange Street trazem uma infinidade de bares e baladas. Mas é a Long Street, a rua mais agitada da Cidade do Cabo. A espécie de Rua Augusta, tem duas versões: a diurna, com livrarias, galerias e lojas de produtos naturais, além da noturna, com seus bares, baladas e restaurantes. Mais o destaque para quem deseja apreciar a culinária local é o Bairro malaio de Bo-Kaap, onde são apresentados os melhores pratos da cidade, sejam eles típicos ou de outras regiões do país.

Às compras e diversão em Cape Town

Localizado no coração da Cidade do Cabo, o revitalizado porto V&A Waterfront conta com vasta opção de restaurantes e lojas, sem falar nas opções de diversão com sua famosa roda gigante, seu aquário e seus museus, como o Zeitz Museum Of Contemporary Art Africa. Composto por obras de alguns dos maiores artistas africanos contemporâneos, o Zeitz MOCAA é o maior museu de arte contemporânea do continente, com 9.500 m2 e 80 galerias distribuídas em 9 andares. O mesmo vale para o famoso mercado Old Biscuit Mill, que reúne turistas do mundo inteiro para apreciar a culinária local, bem como suas peças de arte e design características do país. Por último, o Greenmarket Square, mercado a céu aberto e uma ótima opção para quem deseja levar belas lembranças da cidade, escolhendo entre peças de artesanato com pinturas, máscaras e esculturas baseadas na cultura e fauna local.

Aos amantes de esportes

Falando em esportes, quem adora fazer turismo em Cape Town são os surfistas, que se esbaldam nas águas do Oceana Atlântico. As praias são lindas, de areia fininha e branca.
No entanto, mesmo no verão, a água é beeem gelada. As melhores para pegar onda são Kalk Bay, Outer Kom, Misty Cliffs, Milnerton, Table View ou Big Bay. Atente-se sempre para os avisos nas areias: em algumas épocas do ano, é comum a presença de tubarões. Se quiser “conviver” com os animais de forma menos arriscada, procure agências especializadas que organizam mergulhos. Entre os esportes radicais mais praticados estão rapel, trekking e mountain bike, feito geralmente nas estradas de terra ao longo das montanhas.

Quer saber mais sobre a Cidade do Cabo? Acesse o site preparado especialmente pelo Ministério do Turismo Sul-Africano: https://www.southafrica.net/br/pt/travel

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.