A importância do relocation para o sucesso profissional em outro país

Adaptação é a palavra que melhor define a probabilidade de sucesso profissional de um empregado que é transferido para um outro país. Em uma analogia simples, pensemos em um dos muitos jogadores de futebol que surgiram como grandes promessas do Campeonato Brasileiro, mas que não apresentaram a mesma performance em gramados europeus. A resposta para isso é simples: não basta somente o talento, já que os fatores extra-campo influenciam no bem estar psicológico e interferem em seu dia a dia, no local de trabalho. Esse processo de integração à nova cidade é chamado de Relocation, sinônimo de adequação à nova cultura organizacional.

Para isso, o profissional recebe o auxílio de uma empresa especializada para prestação de assistência em sua nova jornada, ou seja, tudo o que está relacionado com a segurança de sua mudança e todo o tipo de informação necessária do novo destino. Essa estruturação de um novo ambiente familiar é a principal responsável pelo aumento de rendimento do trabalhador, bem como reduz drasticamente as chances de desistência da nova empreitada e retorno ao Brasil, já que o investimento feito resulta em identificação com a nova cidade.

Com a contratação do serviço de relocation, o profissional não precisa se preocupar com eventuais burocracias em relação às documentações necessárias para sua regulamentação profissional e como cidadão em outro país, já que isto fica a cargo da empresa especializada. Este tipo de serviço evita contratempos financeiros por desconhecimento das leis do novo país, por exemplo.

Além disso, pense na mudança da casa antiga para a nova. Se já é um desafio quando feita para a mesma cidade, imagine quando envolve um outro país. Ficando a cargo da empresa, o trabalhador pode focar exclusivamente no novo emprego. Chamado de “housing”, o serviço contempla auxílio para encontrar a nova moradia, seja para o aluguel de uma casa/apartamento/flat, bem como indicação para a compra de itens necessários para a nova acomodação, vistoria e manutenção.

Já o “Settling In” é responsável por contratar serviços para a moradia: luz, água, tv a cabo e internet, por exemplo. Mas também contempla abertura de conta em banco e contratação de diaristas e empregados em geral para a manutenção da moradia, assim como a compra ou locação de equipamentos e mobília. Em caso de crianças e adolescentes na família, o serviço de “schooling” faz um levantamento de escolas/universidades em um perfil pré-definido e informa sobre vagas e datas, além de agendar visitas às instituições de ensino.

Já o “Cross Cultural Training” impede os efeitos do choque de cultura, um dos maiores desafios para o trabalhador e para a sua família, já que alguns países são mais ou menos rigorosos em relação aos horários, comportamento, leis e até mesmo manifestação da religião. Com a promoção de uma espécie de tour, esta categoria de relocation promove um verdadeiro intercâmbio cultural. Por último, o “Departure Services”, em caso de residência temporária, auxilia na repatriação ao Brasil. O auxílio vai desde a assinatura da rescisão do contrato de locação e revogação da matrícula de alunos, passando pela entrega e vistoria do imóvel, se for o caso, venda de itens comprados para o imóvel e, por último, cancelamento dos serviços contratados.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.