A Quadrienal de Praga (Prague Quadrennial – PQ ) é um evento internacionalmente reconhecido e prestigiado no campo do design teatral e de performance, sendo o maior evento dedicado à cenografia no mundo. Realizada por duas semanas, a cada quatro anos na cidade de Praga, República Tcheca, a PQ reúne artistas, designers e profissionais do mundo todo para celebrar e explorar as inovações e as tendências no design cênico. Na PQ é realizada uma mostra competitiva, além de diversos eventos paralelos, incluindo instalações, palestras, debates, oficinas e apresentações.
A participação brasileira nas Quadrienais de Praga tem uma história rica e significativa. A criação da PQ em 1967 foi impulsionada, em parte, pelo sucesso dos cenógrafos tchecos, como Vichodyl e Svoboda, que ganharam vários prêmios na Bienal das Artes Plásticas do Teatro no Brasil. A exposição internacional de cenografia ocorria bienalmente no Brasil, de 1957 a 1965, e depois, intercalada com a PQ, até 1973, como parte da Bienal de São Paulo.
Essa conexão entre o Brasil e a PQ ressalta a importância da participação brasileira nesse evento. O país sempre esteve presente nas Quadrienais de Praga, exceto na edição de 1983. A representação brasileira conquistou duas vezes o prêmio máximo do evento, a Triga de Ouro, em 1995 e 2011, demonstrando o reconhecimento e a excelência do design teatral brasileiro.
O governo brasileiro reconhece a importância da Quadrienal de Praga como um dos principais eventos internacionais dedicados ao design teatral e de performance, e para viabilizar a participação brasileira na Quadrienal, oferece apoio financeiro e logístico para a representação do Brasil no evento, incluindo o transporte de cenários, figurinos e materiais necessários para as exposições e performances.
Neste momento é que entra a FINK Mobility, que ao longo de décadas vem cooperando para que todo este material rico em criatividade e representatividade seja cuidadosamente embalado, transportado e entregue em Praga. Renata Vinhas, gerente geral da divisão de obras de artes, feiras e eventos da FINK, comemora:
“É uma imensa alegria poder participar deste evento importantíssimo para as artes cênicas, para o qual a FINK vem dedicando há décadas toda sua expertise na logística de cargas tão especiais e únicas, para que elas sejam apreciadas por milhares de pessoas a cada 4 anos.”
Na FINK desde 2007, Renata se recorda de ter atuado naquele ano para sua primeira remessa à Quadrienal de Praga, e que, desde então, a cada 4 anos, o feito se repete.
Este ano a FINK preparou caixas especiais para transportar as peças cenográficas mais delicadas, e liftvans para as peças mais brutas, estruturais, como o telhado cenográfico da Mostra dos Estudantes. Foram aproximadamente 2,5 toneladas de muita criatividade e talento que a Fink embarcou para Praga, para a Mostra de Estudantes e para a Mostra Países e Regiões.
A Mostra de Estudantes é uma oportunidade para jovens estudantes e recém-formados em cenografia e áreas relacionadas exibirem seus trabalhos. O núcleo curatorial brasileiro selecionou diversos projetos para representar o talento emergente do Brasil. Já na Mostra Países e Regiões, o tema proposto pela 15ª edição da PQ foi “Visões Raras”. Nesse contexto, designers de performance, cenógrafos e todos os praticantes de performance desempenham um papel especial na sociedade, e apresentam trabalhos expondo toda sua capacidade de imaginar, visualizar e até mesmo criar visões únicas e incomuns do futuro.
Para quem quiser apreciar o rico e surpreendente trabalho dos artistas brasileiros, o evento fica em cartaz até o dia 18 de junho de 2023, no Prague Market, ou pode acessar o catálogo brasileiro da PQ23 abaixo!