Uma das mais belas praias do Brasil não fica no litoral e nem é banhada por água salgada. O Caribe da Amazônia – como é conhecida a pequena vila de pescadores de Alter do Chão – foi eleita pelo respeitado jornal inglês, The Guardian, como a primeira entre as dez praias mais belas do Brasil.
Lugar ideal para aproveitar o ‘verão amazônico’, que acontece entre os meses de agosto a dezembro. É o principal ponto turístico da segunda maior cidade do Pará, Santarém, com suas praias de areia fina e águas azuis cristalinas. O local se transforma em um concorrido balneário quando as águas do rio baixam e deixam o cenário paradisíaco à vista.
O turista pode aproveitar algumas das praias à pé, a partir do centro de Alter. As praias do Cajueiro, do Jacundá e a Praia Pequena, são as de mais fácil acesso. A opção mais badalada – A Praia do Amor – é uma faixa de areia logo em frente à principal escadaria do distrito. As outras faixas de areia mais afastadas e privativas, como a ponta do Cururu e a do Muretá, são lugares estratégicos para admirar um belo pôr do sol. O transporte a essas praias mais distantes pode ser feita pelos catraieiros (pilotos de barco) que ficam na beirada da escadaria de Alter do Chão.
Não é má ideia visitar Alter também durante a cheia. No período de exuberância das águas, dá para aproveitar os passeios de barco e as incursões pela floresta.
A pequena vila é uma opção incrível para aqueles que querem conhecer a Amazônia: oferece toda a infraestrutura necessária para receber o turista, a calma das belas praias que se formam quando o nível das águas abaixa e a experiência de conhecer uma das principais belezas naturais do Brasil: a floresta amazônica.