Mesmo com o ritmo de vacinação ainda bastante desigual entre os países, especialmente entre os do hemisfério norte e os do hemisfério sul, é provável que as viagens turísticas comecem a aumentar gradativamente entre 2021 e 2022. O aumento de viagens, principalmente as internacionais, não pode vir desacompanhado da segurança tanto para quem viaja quanto para os funcionários que trabalham em aeroportos. Prevendo o possível aumento na quantidade de voos nos próximos períodos, a ANAC atualizou as informações em seu site, no final de abril, sobre os cuidados que os passageiros devem manter durante os voos.
No interior dos aeroportos, permanecem válidas as medidas já bastante conhecidas: distanciamento físico, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel e evitar aglomerações. Para garantir a segurança de todos a bordo, a ANAC assegura que as aeronaves que compõem a frota brasileira possuem sistema de filtragem que renova o oxigênio a cada 3 minutos e captura até 99% das partículas suspensas no ar. Além disso, antes de cada embarque, ocorre limpeza e desinfecção de toda a aeronave, incluindo poltronas, janelas, banheiros, telas touchscreen, botões de luz e ar-condicionado, maçanetas e compartimentos de bagagem.
Os passageiros devem ter atenção redobrada no embarque e desembarque. Após o pouso, será preciso aguardar serem chamados aos poucos para deixar a aeronave, seguindo as orientações da tripulação. Quanto aos serviços de bordo, deve haver redução dos deslocamentos nos corredores e priorização de embalagens individuais e recipientes bem lacrados. Essas medidas visam garantir a segurança durante os voos, para que todos possam se habituar aos poucos com as novas regras que devem continuar valendo quando as viagens aéreas aumentarem daqui para a frente.