É inegável que a Covid-19 mudou a forma como viajamos, especialmente de avião. Para que o fluxo de viagens internacionais possa ser retomado, cada vez mais serão exigidos certificados de saúde, como testes e vacinações. Pensando no enorme desafio de reunir e disponibilizar informações sobre exigências sanitárias, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) desenvolveu um aplicativo que promete funcionar como um passe de viagem (travel pass).
O IATA Travel Pass, disponível na Apple Store, busca avisar os viajantes sobre a exigência de testes ou vacinação para entrar em um determinado país; habilitar as companhias aéreas para informar com precisão os passageiros sobre as exigências sanitárias e verificar se eles cumprem os requisitos; fornecer aos governos locais os meios para verificar a autenticidade dos testes ou vacinação e contribuir para que laboratórios possam emitir certificados de vacinação válidos para diferentes localidades e que sirvam como passes.
Ao acessar o aplicativo, o usuário pode armazenar uma versão digital de seu passaporte, realizar a verificação de sua identidade e vincular os dados de seu voo a informações sobre exigências de testes e vacinação relacionadas ao seu local de destino. Os criadores do aplicativo acreditam que o armazenamento e compartilhamento com segurança e privacidade desses dados ajudará os governos locais a terem mais segurança para reabrir suas fronteiras, o que deve impactar o fluxo de viagens.