Após Portugal retomar turismo para brasileiros, busca por voos cresce 300%

Após 18 meses de restrições, Portugal voltou a abrir as portas para os brasileiros. Com o objetivo de retomar o turismo no país, receber visitantes, principalmente para a reta final do verão – período do ano com grande incidência de turistas. Para se ter uma ideia do quanto a reabertura era esperada, de acordo com a Latam, somente nas primeiras 24 horas após o anúncio do fim das restrições, a companhia aérea registrou um aumento de 300% nas buscas por passagens aéreas do Brasil para Lisboa.

A decisão, que entrou em vigor no dia 1º de setembro, após publicação no Diário da República, tem validade até o dia 16 de setembro. No entanto, de acordo com o diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Barreiros, somente um grande acontecimento negativo pode revogar a permissão e que a “perspectiva é de aliviar e não de haver mais restrições”.

“Portugal se fechou, pediu aos portugueses para cumprirem as regras até termos a segurança de que o sistema nacional de saúde tinha total controle sobre a pandemia, sobre seus leitos. Isso aconteceu. Não fazia sentido manter isso (a restrição). Por isso que te digo: não vejo como voltar atrás, só uma catástrofe”, disse o diretor, em fala alinhada ao documento que permite a entrada de brasileiros, ao informar que a decisão pode ser reavaliada “em qualquer altura, em função da evolução da situação epidemiológica”.

Na prática, os passageiros com origem no Brasil não precisam mais cumprir o período de quarentena para entrar em Portugal. Enquanto os governos dos dois países discutem a adoção de um reconhecimento que considere os variados tipos de vacina, a atual obrigação para turistas brasileiros é a realização de um teste de Covid-19, antes do embarque.

E a explicação para esse anseio de Portugal em promover o turismo para brasileiros é bem simples, já que, fora da Europa, o Brasil é o país que mais leva visitantes. E esse número se mostrou bastante promissor, antes da pandemia: foram 1,3 milhões brasileiros em 2019 – mais 13,9% que no ano anterior. Já em 2021, de janeiro até julho, o declínio foi de -71% de hóspedes brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Consequentemente, o gasto de turistas brasileiros em Portugal também caiu consideravelmente. No primeiro semestre de 2021, os visitantes vindos do Brasil gastaram “apenas” € 2,4 bilhões, número bem inferior ao gasto em 2019, representado pela queda de 67,8%. De acordo com o Banco de Portugal, este foi o valor mais baixo das últimas duas décadas.

*Restrições e liberações sobre viagens em 2021 podem sofrer alterações de acordo com a incidência de novos casos de Covid-19. Sempre busque informação atualizada.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.