Desafios são uma parte natural da vida de todos nós e existem para serem superados. Eles podem se fazer presentes em várias situações, inclusive nas grandes experiências. Todos podemos e devemos superá-los para que possamos ter sucesso.
Morar em outro país é uma destas grandes experiências permeadas por desafios. E mesmo que todos sejam capazes de conseguir ter sucesso, há algumas características que podem transformar o indivíduo no “expat” ideal. Uma vez que possua este conjunto de traços, pode ser que os obstáculos sejam mais facilmente superados e ele possa perseverar.
Ser uma pessoa aberta tanto ao novo quanto ao diferente pode ser uma vantagem interessante, já que ao morar fora, o expat irá se deparar com muitas coisas novas com as quais não está acostumado. Conhecerá novas pessoas e viverá uma cultura diferente da sua própria e ainda terá de se adequar a outro tipo de gastronomia, fato que é de extrema importância para uma grande parte da população e responsável por uma fatia considerável dos casos de não adaptação a um novo país, principalmente com culturas demasiadamente distintas da original do expatriado. Logo, se irá se adaptar mais facilmente sendo aberto ao novo.
A capacidade de se manter calmo em situações adversas, sejam elas de pequena ou grande escala é um diferencial que pode ser determinante no andamento de toda a experiência como expatriado. Ser independente é outro traço desejável quando se trata deste tipo de empreitada. Afinal, não terão tantas pessoas disponíveis para prestar ajuda ou suporte, principalmente no início, que é justamente quando não se conhece quase ninguém e deve resolver as coisas por conta própria.
É preciso lembrar no entanto que, não existe uma fórmula exata para tirar o melhor da expatriação. Pessoas com todo tipo de característica podem obter sucesso caso sejam persistentes e não desistam. Afinal, muito mais do que as outras características, a perseverança é o mais essencial traço de um expatriado ideal.