Se você acredita que apenas os Lençóis Maranhenses são o destino principal na região de São Luís, está enganado. A pequena cidade de Alcântara é uma relíquia que guarda histórias e a iconografia de um Brasil ainda em construção – um verdadeiro destino histórico.
O acesso para a vila é feito por barco, numa viagem de pouco mais de uma hora de duração. Talvez tenha sido um certo empecilho no acesso que conservou Alcântara com todo seu charme e requinte dos tempos coloniais.
Ao chegar na vila, uma pequena Portugal se apresenta. Toda a arquitetura e o urbanismo são profundamente inspirados no que ditava o então império português. Isso não é uma novidade aos que já visitaram cidades como Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais. No entanto, Alcântara não apresenta o poderio econômico que o ouro dava àquela região, sendo tudo muito mais simples. Isso torna a experiência histórica singular.
Para uma visita completa, é muito interessante fazer uso das visitas guiadas que são oferecidas na cidade. Alcântara tem valorosas histórias de um passado remoto, e um turista fã de história vai encontrar valor no trabalho de um guia. O acesso a esse serviço não é difícil: logo na chegada ao porto, existem centros de atendimento ao turista que podem ajudar na orientação. Ali também é possível comprar desde mapas da cidade até refrigerantes e água, indispensáveis ao quente clima da cidade.
É evidente que o forte da cidade é sua iconografia, fortemente presente na arquitetura local, preservada desde os tempos coloniais. Houve um bom trabalho de manutenção e restauração da maior parte dos prédios históricos, o que preservou a identidade local. Alguns outros estão em ruínas, mas guardam histórias e lendas que fazem parte da cultura.
Alcântara é um daqueles destinos que contam a história do Brasil. No entanto, faz este trabalho com a singularidade de nunca ter estado no centro político ou econômico nacional, como é de praxe na maior parte dos locais históricos preservados. Por isso e por tudo que envolve a cidade, vale a visita.