Localizada no Sul da Jordânia, a cerca de 3 horas de Amã, capital do país, Petra ostenta a fama de uma das cidades mais cinematográficas e belas do mundo. E não é exagero: a cidade foi cenário para cenas dos filmes Indiana Jones e a Última Cruzada, Transformers 2 e Mortal Kombat: A Aniquilação, além de ser palco para a gravação da novela brasileira Viver a Vida – de Manoel Carlos – bem como foi citada em duas publicações: Les Voyages D’Alix e Destinos de Tintim. Não por menos, a histórica e arqueológica Petra é famosa por suas construções, já que a arquitetura local é esculpida em rochas de coloração rosada, de onde vem o apelido de Cidade Rosa.
Se você ainda não se deixou seduzir pelos encantos de Petra, basta saber como a cidade é descrita por quem já a visitou. Como diz o poema do anglicano inglês John William Burgon, Petra é uma “uma cidade rosa e vermelha tão velha quanto o tempo”, enquanto a revista estadunidense Smithsonian a descreve como um dos “28 lugares para ver antes de morrer”. No entanto, vem da UNESCO a melhor descrição para a cidade, quando nomeada entre uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, em 2007: uma das mais preciosas propriedades culturais da herança cultural do homem.
Sem dúvidas, Petra é um símbolo do país, o que pode ser observado na exploração comercial de sua figura, carimbada nos cartões-postais da Jordânia. A fama acompanha a sua longínqua fundação, datada em 312 a.C, pelo povo dos árabes nabateus, responsáveis pelas rotas comerciais que transformaram a cidade em um ponto estratégico no Oriente Médio e sedutor a turistas que desejam levar lembranças e consumir iguarias. A melhor época para visita fica entre os meses de Abril e maio, bem como em setembro e outubro. Embora nenhuma vacina seja obrigatória, o governo local recomenda a vacinação contra hepatite, poliomielite, tétano e febre tifóide.
O que visitar em Petra: você precisa de 3 dias, em média, para visitar as principais atrações da pequena Cidade Rosa, que pode ser vista com calma, já que estão espalhadas em pouco mais de 5 quilômetros quadrados. Já que carros não são permitidos, as opções são as charmosas carruagens ou mesmo passeios à cavalo. Além do imponente El Khazneh, com nada menos que 30 metros de largura e 43 de altura – edifício da Câmara do Tesouro filmado em Indiana Jones – Petra abriga diversos templos, teatros, túmulos e cisternas – isso mesmo, a cidade é também conhecida por notáveis engenheiros que admiram seu eficiente encanamento.
Centro turístico: o povoado de Wadi Musa é não somente o ponto de saída dos sítios arqueológicos como é, também, o abrigo dos principais restaurantes, lojas, hotéis e casas de câmbio.