Um dos passeios mais interessantes na América do Sul é conhecer a floresta amazônica. Ela, no entanto, não está contida somente em território brasileiro. No Equador, por exemplo, a pequena cidade de Baños de Agua Santa é um destino conhecido por suas diversas aventuras em meio à floresta tropical.
Situada em uma das poucas regiões serranas do país, Baños é uma das cidades mais antigas do continente. Foi fundada oficialmente por expedições colonizadoras espanholas no ano de 1553. No entanto, comunidades indígenas já ali viviam há muito tempo.
Isso traz um aspecto cultural que agrada muito a turistas interessados nas raízes históricas dos lugares que visitam. A arquitetura da pequena cidade reflete fortemente este aspecto, são marcas visíveis da herança ibérica que todos os países latino-americanos carregam em seu “DNA”.
Chegar em Baños é um atrativo à parte. O acesso se dá por diversos ônibus que partem de cidades vizinhas. De Quito, por exemplo, são pouco mais de três horas de viagem, com um visual deslumbrante da Amazônia Equatoriana. O custo da passagem é muito baixo: cerca de três dólares americanos.
Para quem se interessa nos aspectos ecológicos do local, Baños guarda cartões postais incríveis, como o Vulcão Tungurahua. Considerado ativo desde 1999, ele está ao lado da cidade. Mas não precisa se preocupar, suas atividades são monitoradas pelo governo Equatoriano, e qualquer sinal de possível erupção é alertado com semanas de antecedência.
Em termos de passeios, Baños se destaca pelos contato com a natureza. As piscinas termais da cidade são um atrativo para relaxar. A água é proveniente do Vulcão Tungurahua, que a aquece naturalmente. O preço do passeio é simbólico: dois dólares por entrada.
Há também opções de trilhas em volta da cidade, que levam à locais deslumbrantes, como o Mirador de la Virgen de Baños. O passeio é lindo, gratuito e pode ser feito sem guia, uma vez que é de acesso muito simples.
Finalmente, Baños de Agua Santa é uma ótima opção de passeio completo e extremamente barato. Atende aos turistas que desejam conhecer a história do país, àqueles que querem relaxar num ambiente calmo e aos amantes do ecoturismo.