Capital nacional do vinho, a charmosa cidade de Bento Gonçalves, vem se consolidando como ponto de interesse turístico no Rio Grande do Sul. Com atividades variadas, que vão desde o enoturismo no Vale dos Vinhedos até mesmo a prática de esporte radicais no Vale do rio das Antas. O município se mostra grande opção para aqueles que procuram um destino diferente no sul do Brasil.
Formada majoritariamente por imigrantes europeus,a população das colônias que deram origem aos municípios da região da Serra Gaúcha, preservaram muitos aspectos da cultura e dos hábitos de seus antepassados. A maioria dos imigrantes que vieram popular esta parte eram alemães da região de Hunsrück e italianos da região de Vêneto, razão das raízes italianas que marcam fortemente a cultura de Bento Gonçalves. Some isso ao clima quase temperado do sul brasileiro e se tem um perfeito panorama para o cultivo da uva e, consequentemente, para o surgimento das várias vinícolas espalhadas ao longo da parte ítalo-brasileira da Serra Gaúcha.
E é justamente essa cultura do vinho o principal atrativo turístico do município. O enoturismo é bem consolidado, com roteiros de passeio pelo Vale dos Vinhedos, onde ficam as principais vinícolas da região, como a Casa Valduga e a Miolo, uma das mais badaladas. Para uma experiência mais completa, a dica é hospedar-se em alguma das vinícolas: Don Giovanni, Villa Michelon e a própria Casa Valduga possuem pousadas em meio aos parreirais, oferecendo total imersão no mundo dos vinhos. Aproveite também para saborear os queijos e salames produzidos na região, além do galeto, especialidade dos restaurantes da cidade.
Além do enoturismo, vale conhecer um dos melhores e mais belos passeios de Bento Gonçalves, o Caminho de Pedras. O roteiro, de aproximadamente 7 km, passa por paisagens que remetem o norte da Itália, através de construções de pedra e madeira que se estendem ao longo do caminho até a colônia de São Pedro.
Mas nem só de vinho e heranças italianas vive o turismo da bela cidade gaúcha. A prática de ecoturismo e esporte radicais no Vale do rio das Antas são excelentes opções para quem quer contato com a natureza. Trekking, escaladas, rafting e rapel são alguns dos exemplos do que se pode encontrar para fazer no Vale, que ainda conta com a presença de algumas vinícolas importantes, como a vinícola da Família Cainelli.
O passeio de Maria Fumaça até o município de Carlos Barbosa é outra grande opção. Começando com degustação de queijos e bebidas, a divertida viagem fica ainda melhor com a apresentação de números de música e dança,performados por grupos folclóricos que capricham no repertório, são uma ode à cultura italiana presente na região, deixam a viagem ainda mais animada. Os espumantes são a estrela do destino, Carlos Barbosa, e merecem ser experimentados.
Enoturismo, belas paisagens, prática de atividades radicais e várias outras opções de lazer fazem de Bento Gonçalves um destino extremamente atrativo para aqueles que vão para o sul do país. Um verdadeiro pedacinho da Itália no Brasil.