Ostentando o prêmio World Responsible Tourism Awards 2013, que consagra o melhor destino de turismo responsável do planeta, o nome Bonito é autoexplicativo ao que turistas irão encontrar ao chegar à cidade.
Em roteiros que são uma verdadeira contemplação à natureza, a cidade, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, é marcada pelas águas transparentes dos rios, cachoeiras, lagoas e corredeiras.
Principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena, em Bonito existem políticas públicas eficientes para a preservação da natureza, em tecnologias e fiscalizações em constante evolução. Para onde se olha, é possível tirar uma bela foto, seja nos passeios esportivos e trilhas, seja em visitas às cachoeiras, grutas e cavernas.
Confira as opções de lazer em Bonito:
Abismo: localizado no Vale do Anhumas, a 23km de Bonito, o Abismo Anhumas tem nada menos que 72 metros de uma descida vertical em rapel, claro, observada de perto por uma equipe responsável pela segurança dos turistas. Ao fim da caverna, uma grande surpresa: um deck instalado sobre as águas cristalinas do lago, dentro da caverna, de onde é possível realizar um inesquecível mergulho.
Mergulhos: além do já citado mergulho em Alhumas, Bonito oferece a mergulhadores opções como a Praia da Figueira, onde há um lago com um barco e aviões submersos. Há também o mergulho no Rio da Prata, com profundidade de 8 metros, bem como o mergulho no Rio Formoso, com uma sensacional formação calcária.
Rapel: para quem é amante ou mesmo para quem quer iniciar na prática, a Fazenda Boca da Onça oferece o maior rapel de plataforma do país. A incrível descida de 90 metros é repleta de emoções, abençoada pela vista sensacional do canyon do Rio Salobra e emoldurada pelos paredões compostos por rochas esculpidas pela força da água, há milhões de anos. A fazenda, localizada na Serra da Bodoquena, fica a 55 km de Bonito.
Bike Tour: Com saída pela manhã, às 07h30, ou na parte da tarde, às 15h30, o Lobo Guará Bike Tour oferece cinco tipos de roteiros ciclísticos para todas as idades, desde amadores, com 6 km de distância, até para ciclistas profissionais, com 130 km de pedaladas. A operadora oferece bikes importadas de alta qualidade e roteiros para quem deseja contemplar as belezas da cidade. Além disso, o turista participa de uma campanha de reflorestamento que permite plantar uma muda nativa, durante o passeio. Já a Bike Tour no Rio Sucuri, localizada na Fazenda São Geraldo, na Serra da Bodoquena, oferece um incrível passeio ciclístico de 2h em meio à mata fechada, contemplando a fauna e a flora do local.
As corredeiras em uma boia: já imaginou descer mais de 1000 metros de um rio como se fosse um peixe? Essa é a proposta dos 40 minutos a bordo de uma boia individual do Boia Cross Cabanas, em uma maravilhosa exploração do Rio Formoso. No trajeto, são três cachoeiras e duas corredeiras em meio a centenas de peixes e uma marcante flora subaquática.
Arvorismo: o mesmo Hotel Cabanas apresenta outro grande serviço aos turistas: o Cabanas Arvorismo, circuito com 18 obstáculos e 2 tirolesas. Para a segurança dos participantes, o trajeto é feito com um dos mais modernos sistemas de vagão com cabo de vida contínuo. Ou seja, você não se desconecta dos cabos em nenhum momento do passeio.
Balneários: existem várias opções de balneários em Bonito. Desde o Balneário Municipal – com as águas cristalinas do Rio Formoso e o contato com os peixes locais – passando pelo Balneário da Ilha Bonita e chegando ao Balneário do Sol – que além de uma natureza mágica proporciona uma rica infraestrutura com restaurantes e práticas esportivas.