Brasília: aprovada por 95% dos turistas

“Capital de um Brasil audaz / Bom na luta e melhor na paz / Salve o povo que assim te quis / Símbolo da força de um país!”. A última estrofe do Hino de Brasília representa fielmente o apreço que turistas sentem em uma visita ao Distrito Federal. Dados de uma pesquisa do Observatório do Turismo comprovam: ‪mais de 95% de quem passa por Brasília deseja voltar, bem como ‬cerca de 60% dos participantes afirmaram não ser a primeira vez na cidade. A informação, divulgada pela ‪Secretaria Adjunta de Turismo, da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer de Brasília, se refere aos anos de 2016 e 2017, encomendada com o objetivo de identificar o fluxo na cidade e o perfil dos visitantes.

Para entender o motivo de tanto apreço pela cidade, é preciso, em primeiro lugar, entender a importância de Brasília. Maior cidade do mundo construída no Século XX, a capital federal do Brasil, sede do Governo do Distrito Federal, é considerada pela UNESCO como Patrimônio Mundial, com a maior área tombada do mundo (112.5 Km²). Tudo isso graças ao projeto arquitetônico e urbanístico da cidade elaborada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa, em 1956, em parceria dos cálculos estruturais do engenheiro Joaquim Cardoso.  

Inaugurada em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília, vista de cima, tem formato de avião, embora o projeto inicial era o de uma borboleta. Mas, além de sua importância política e arquitetura imponente, Brasília é referência, também, em gastronomia. Terceiro maior polo gastronômico do Brasil, a cidade conta com alguns dos melhores restaurantes do país, com diversas influências culinárias. Destaque para o Pontão do Lago Sul, a Orla da Ponte JK e as áreas comerciais 404/405 Sul e 213/214 Norte. Saiba, abaixo, o que visitar em Brasília:

Política

Palácio da Alvorada – Projetado em 1956, ou seja, antes mesmo do plano piloto, o Palácio da Alvorada é a residência oficial dos Presidentes da República. A construção é conhecida como uma das obras-primas de Oscar Niemeyer.

Palácio do Planalto – Com acesso por uma famosa rampa, a sede do Poder Executivo, ou seja, local de trabalho do Presidente (em gabinete localizado no segundo andar), o Palácio do Planalto recebe audiências e banquetes nas salas nobres do primeiro andar e abriga os gabinetes Civil e Militar, no terceiro. Aviso aos turistas: a troca de guarda é realizada a cada duas horas, enquanto, às sextas-feiras, pontualmente às 17h30, acontece a cerimônia de arriamento da bandeira, sob presença de bandas e dos Dragões da Independência, unidade do Exército Brasileiro.

Congresso Nacional – Também projetado por Niemeyer, a sede do Poder Legislativo abriga um vasto acervo cultural e paisagístico, além dos blocos em forma de H, com 28 andares.

Atividades ao ar livre

Pontão do Lago Sul – Ideal para quem busca tranquilidade e diversão, o Pontão do Lago Sul é considerado o núcleo central do lazer na capital federal. Destaque para a vista do Lago Paranoá e uma ótima estrutura com bares e restaurantes.

Parque da Cidade Sarah Kubitschek – Localizado na Asa Sul, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek é um convite, gratuito, às práticas esportivas. Com quadras multiuso, lagos artificiais, pistas para caminhadas, ciclismo e patinação, além de um centro hípico, é o maior parque urbano do mundo, com 420 hectares.

Jardim Botânico de Brasília – Com mais de 5 mil hectares de plantas nativas e exóticas, o Jardim Botânico de Brasília conta com uma trilha ecológica de 4.500 metros divididos em: Jardim em movimento, Cerratenses, Área de piquenique, Biblioteca da natureza, Museu de história natural, Centro de visitantes, Casa de chá, Espaço Guido Pabst (coleção de orquídeas nativas e exóticas), além de um anfiteatro e dos bosques Kyoto e dos Ipês.

Jardim Zoológico de Brasília – Inaugurado em 1957, antes mesmo da fundação da cidade, o Jardim Zoológico de Brasília abriga mais de 800 animais, distribuídos entre 185 espécies de aves, répteis e mamíferos. Em seus 139,75 hectares, o espaço conta com um Museu de Ciências Naturais, um Borboletário, área para camping e piquenique, playground, lagos artificiais, áreas arborizadas para passeio, amplo estacionamento e lanchonetes.

Ponte JK Brasilia – Obra do arquiteto Alexandre Chan, a ponte ostenta o título de mais bela do mundo, em eleição da Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos, em 2013.

Não deixe de conhecer também:

Planetário de Brasília – Localizado no centro da capital, o revitalizado planetário recebe exposições, oficinas e aulas, além de exibições de filmes. O local conta ainda com uma biblioteca digital e mobiliário adaptado.

Museu Nacional de Brasília – Seguindo à risca o projeto de preservação dos trabalhos relativos à história da construção de Brasília, representa um marco histórico por ter sido inaugurado no mesmo dia da cidade, marcando a transferência oficial da capital brasileira do RJ para Brasília.

Estádio Nacional de Brasília – Localizado na região administrativa de Brasília, no Distrito Federal, o Estádio amarga o título de mais caro da Copa do Mundo de 2014. Após a competição, os quase R$ 1,5 bilhão investidos no estádio se perdem com a falta de jogos e de capacidade de manutenção, mas, ainda assim, é uma ótima opção de turismo.

Memorial dos Povos Indígenas – Projetado por Niemeyer, foi construído apenas em 1987. O prédio tem o formato de uma espiral e redonda maloca, em homenagem aos índios Yanomami.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida – Niemayer também se faz presente na bela catedral de 40 metros de altura e 16 arcos de concreto armado, além de um imponente espelho d’água.

Melhor época para visitar

Sem dúvidas, de abril a junho, durante a temporada de seca, quando o tempo é firme e os jardins ostentam pelos exemplares de flores. Por outro lado, entre julho e setembro, o tempo é extremamente seco e a fala de umidade é sentida pelos turistas. O excesso de umidade também não é atrativo: entre outubro e março, a época de chuvas desestimula passeios ao ar livre, além do clima abafado.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.