Quem já foi a Buenos Aires, certamente, tem vontade de voltar. Um dos destinos mais charmosos do mundo, a capital e maior cidade da Argentina é considerada a cidade mais européia da América por conta do clima, da preservação da arquitetura colonial, da urbanização, limpeza das ruas e,também, pelo modo de vestir dos argentinos.
Em números, Buenos Aires é: um dos três municípios latino-americanos considerados cidade global alfa (cidades de maior influência no planeta); ostenta a faixa de terceira melhor qualidade de vida na América Latina e a 62ª em todo o do mundo; é a segunda área metropolitana da América do Sul, atrás apenas da Grande São Paulo; e é, também a terceira maior aglomeração urbana, com seus 13 milhões de habitantes.
Buenos Aires é, definitivamente, uma cidade que se orgulha da cultura e isso faz de lá um dos mais importantes destinos turísticos do mundo. A começar por seus teatros. A Av. Corrientes, por exemplo é considerada a Broadway sul-americana, por conta do grande número de teatros em um só local. Mas o mais importante deles é o Teatró Colón, dono de uma acústica perfeita, tornando-o um dos melhores teatros de ópera do mundo.
A capital argentina é um ode à leitura. Não é exagero: é uma das cidades com mais livrarias em todo o mundo; lá, há mais livrarias que em todo o Brasil, por exemplo. Destaque para a Librería de Ávila, a pioneira da cidade, a Walrus Books – com seus cursos para futuros escritores e variados títulos em inglês – a contemporânea Libros del pasaje, a alternativa Eterna Cadencia e a encantadora e turística El Ateneo, com mais de 120 mil livros.
Buenos Aires é, também, a terra do tango. Paixão nacional como o samba é para os brasileiros, não é preciso se esforçar muito para encontrar artistas dançando, tocando e cantando, nos pontos turísticos ou nas típicas noites nas milongas, como são chamadas as casas de tango – desde as mais singelas, em cada bairro, até as mais sofisticadas, como o Café Tortoni, por exemplo.
Os museus não podiam ficar de fora do roteiro cultural de Buenos Aires. Dois são de extrema importância: o MALBA – Museu de Arte Latinoamericana – exibe obras de grandes artistas como Frida Kahlo e Tarsila do Amaral, além de obras interativas de diversos artistas do mundo inteiro; Destaque também para o Museu Nacional de Belas Artes, principalmente com obras de Monet, Pissarro e El Greco.
As delícias a céu aberto: não se pode falar de Buenos Aires sem citar o Caminito, um verdadeiro museu aberto. Sua arquitetura inconfundível e encantadora conta com janelas e paredes coloridas em meio a lojas para turistas e restaurantes. Outro agradável passeio é uma visita à Floralis Generica, monumento de autoria do arquiteto Eduardo Catalano. A famosa flor de metal tem pétalas que se abrem durante o dia e fecham ao cair da noite.
Ainda passeando pelas ruas de Buenos Aires, você chega à Plaza de Mayo, o coração da política hermana. Palco cotidiano de manifestações, como o famoso “Mães da Plaza de Mayo”, às quintas-feiras, a praça é uma verdadeira aula de história da Argentina. Falando em marco histórico, o Obelisco, há alguns minutos a pé da praça, simboliza o ano de fundação da cidade.
O romântico e saboroso Puerto Madero
A área portuária, revitalizada pela prefeitura de Buenos Aires, já foi palco da lua de mel de diversos casais do mundo inteiro. Dona de ilustres restaurantes, o porto é convidativo a passeios românticos e belas fotos na Puente de la Mujer e no belo navio Fragata Sarmiento.
Uma cidade que respira o futebol
Buenos Aires é a capital do futebol em todo o mundo. É a cidade que ostenta mais estádios com capacidade igual ou superior a 10 mil torcedores: 36 no total. A cidade concentra 19 sedes entre os 28 clubes da chamada elite do futebol argentino, filiados à Associação Argentina de Futebol. A paixão pelo futebol é tamanha que virou programa turístico. Com o nome de Barrios Futboleros, o tour contempla a visita aos cinco principais estádios da cidade: Monumental de Nuñez (River Plate), La Bombonera (Boca Juniors), Nuevo Gasômetro (San Lorenzo), José Amalfitani (Vélez) e Afonso Ducó (Huracán). Feito em um confortável micro ônibus, com ar condicionado, guia, vídeo informativo sobre cada clube (com opção em português nos fones de ouvido).