Capital do Egito, Cairo tem o significado de “conquistador”, o que explica ser a maior cidade do mundo árabe e do continente africano. Localizada às margens e ilhas do Rio Nilo, Cairo é a maior metrópole da África, com seus 19,5 milhões de habitantes (20,5 se contarmos a área metropolitana). Seu clima árido traz verões muito quentes enquanto seus invernos são amenos. Se, no geral, Cairo é muito agradável ao passeio de turistas, mesmo seca e com chuvas escassas, mesmo no inverno quando ocorrem, ocasionalmente, precipitações.
Com cerca de mais de 9 milhões de turistas por ano, o centro histórico da “mãe de todas as cidades”, como é conhecida pelos egípcios, se tornou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1979.
No entanto, o principal ponto turístico da cidade fica a 20 quilômetros da capital: as Pirâmides de Gizé, sítio arqueológico localizado no planalto de Gizé, nos arredores do Cairo, dividido em três complexos de pirâmides conhecidas como as Grandes Pirâmides: Complexo piramidal de Quéops, Complexo piramidal de Quéfrena e Complexo piramidal de Miquerinos. A primeira delas, Quéops, com mais de 2,5 milhões de blocos de pedra calcária, é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e abrigou o sarcófago do faraó Quéops. A maioria dos artigos descobertos estão abrigados no Museu Egípcio, situado na praça Tahrir, que guarda a maior e mais complexa coleção de objetos do Antigo Egito em todo o mundo.
Já o Centro Cultural Nacional é destaque pelos edifícios dedicados às mais diversas representações artísticas: ópera, teatro e dança, principalmente, como a Ópera do Cairo, a Ópera Real e o Instituto de Música Árabe, por exemplo. Destaque também para a realização do Festival de Música Árabe, em novembro, bem como o Festival Internacional do Cairo, um dos mais importantes festivais cinematográficos do mundo, em dezembro. No campo comercial, destaque para Khan el-Khalili, um imenso mercado com milhares de pequenas tendas distribuídas em suas estreitas ruelas. Lá você encontra de tudo: roupas, especiarias, joias e o melhor da culinária local.
Monumentos cristãos a visitar: Igreja Suspensa, construída sobre as ruínas da Fortaleza de Babilónia romana; Igreja de São Sérgio, erguida sobre a cripta onde se acredita ter se refugiado a Sagrada Família, em sua fuga para o Egito; Árvore da Virgem, onde teria descansado a Sagrada Família; bem como a Igreja da Virgem Maria. Monumentos islâmicos a visitar: Mesquita de Maomé Ali; Mesquita de Amir ibne Aas, a mais antiga no Egito, e em toda a África; Mesquita de ibne Tulune, terceira mais importante do país; Mesquita de Alazar; e Mesquita do Sultão Haçane.