Criação de estação de trabalho remoto começa no conforto e vai ao aumento da produtividade.
O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças para a nossa sociedade. Uma delas é a transformação da casa em um ambiente de trabalho, de maneira repentina. Assim, poucos estavam preparados para adaptar o home ao office, ou mesmo saber onde começa um e termina o outro em suas rotinas. Pensando nisto, para aumentar a produtividade no trabalho, mas sem largar mão do conforto do lar, separamos uma série de dicas para adaptação da moradia de quem ainda passa mais tempo em casa.
Em primeiro lugar, o básico: se puder, não abra mão de uma boa superfície de trabalho e de um confortável assento. Em vez de adaptar a mesa e/ou cadeira de jantar para isso, acredite no conselho de que o investimento nos dois itens trará rápido retorno para o seu bem-estar. No entanto, caso tenha de escolher entre a escrivaninha ou a cadeira para o home office, por vez, aposte em um assento resistente e confortável, adaptando-o a um móvel de superfície plana já existente na casa.
Parece superficial, mas buscar uma boa iluminação para o seu ambiente de trabalho é essencial para a sua saúde e, também, produtividade. Se possível, posicione a sua estação de trabalho próximo a um ambiente da casa que conte com luz natural, perto de janelas, por exemplo. Para o caso de luz artificial, também conhecida como iluminação de tarefa, aposte em abajures de mesa ou luminárias de piso. Outra dica para iluminação é trocar as lâmpadas para as de cor branca fria, especialmente as de LED.
Para organização das tarefas, aposte em quadros (de giz ou ímã), bloco de notas adesivo ou caderno de anotações, sempre à mão. Peso de papel, calendário, relógio, porta-canetas e prateleiras para livros ou revisteiros também são capazes de suprir às demandas do home office, dependendo da área de atuação. Trabalhe perto do roteador, caso seja necessário utilizar o cabo em vez do Wi-Fi, bem como tenha por perto uma régua de energia para conectar carregadores de computador e smartphone, por exemplo.
Por fim, mas não menos importante, a decoração é essencial para dar vitalidade ao ambiente de trabalho. Daí a dica é simples: siga os seus instintos. O que tornaria o ambiente de trabalho mais agradável para você? Seja apostar em vasos de plantas, porta-retrato com fotos de amigos e família, desenhos dos filhos, quadros, pôster ou qualquer recurso visual que torne o home office mais aconchegante.
Bônus: para quem deseja separar o ambiente de trabalho do local para repouso, vale ousar mais. Para isso, há a indicação de pintura do ambiente, diferenciando-o dos cômodos destinados ao “home” e não ao “office”, bem como apostar em divisórias ou biombos que dividam o cômodo.