A diversidade natural brasileira é um dos mais complexos aspectos de nosso território nacional. Por sua dimensão continental, disposta de maneira predominantemente vertical no globo, possuímos diversos tipos de biomas, que criam os ecossistemas mais singulares que se pode conhecer.
Este fato desperta o interesse de vários agentes internacionais, principalmente em relação à nossa diversidade de espécies, que implica numa infinidade de cores, formatos e texturas da flora brasileira. O cerrado mineiro, que compreende as áreas do centro-oeste, norte e nordeste do estado de Minas Gerais, também apresenta esta ampla gama natural, e será objeto da instalação Pyro Paysage, no Festival Internacional de Jardins de Chaumont-sur-Loire.
O projeto visa realçar o aspecto adaptativo desta vegetação às queimadas, problema comum à região. Sejam por questões naturais, decorrência do tempo seco e quente, ou pela ação humana, o cerrado criou mecanismos naturais de adaptação à sua degradação. Esta evidência é o argumento da instalação.
E para que o trabalho ganhasse vida, um grande número de galhos de diversas espécies deste bioma serão expostos na instalação. A FINK se insere orgulhosamente nesta história ao ser responsável pelo trabalho de coleta, armazenagem e transporte deste material desde Brasil até a chegada em Chaumont-sur-Loire, região central da França.
Em um primeiro momento, o trabalho de coleta demandou a identificação de cada espécie que faria parte daquela amostragem. Evidentemente, este aspecto tem grande valia técnica na argumentação de toda a instalação, por isso deveria ser feito com grande cuidado.
A armazenagem destes galhos também demandou uma grande zelo, um vez que cada um foi devidamente embalado por nossa equipe com o objetivo de evitar grandes danificações, causadas pelo transporte, até sua chegada na Europa. Todos foram envolvidos em plástico bolha, o que reduz a chance de acidentes, devido ao impacto.
Todo o carregamento foi despachado em direção ao porto de Le Havre, na França, saindo do Rio de Janeiro. O trabalho da FINK em um projeto internacional como este não se atém somente ao cuidado com o objeto transportado. Também abarca questões regulamentares da movimentação destes objetos, o que deve atender à diversas legislações internacionais. É mais um aspecto que exige um planejamento primoroso por parte do serviço de transportes.
A instalação estará aberta para visitação no Festival Internacional de Jardins, em Chaumont-Sur-Loire a partir do dia 23 de Abril, até o dia 01 de Novembro de 2020. Mais informações sobre as diversas instalações estão no site oficial do evento.