Como escolher a moradia ideal para o seu intercâmbio

Você escolheu o país, a cidade, o local de estudo, mas, agora, falta decidir em qual tipo de moradia passará os próximos meses em seu intercâmbio. A dúvida é natural, afinal, a ambientação é fundamental à adaptação em um novo país. Sim, pois o seu novo lar será o responsável por abrigar, literalmente, seus sentimentos e pensamentos em relação a escolha de vida em se aventurar em um novo país. Conforto e identificação são essenciais para o seu ânimo e consequente sucesso no intercâmbio. Mas, antes de escolher, é necessário fazer uma reflexão sobre o que é prioridade: conforto, segurança, liberdade, independência, companhia frequente e outras características peculiares a cada tipo de moradia.

O mais popular tipo de moradia em um intercâmbio é o recebimento do estrangeiro por uma família local, pré-definida pela agência que intermediará a viagem. Neste tipo de acomodação, os pontos principais são: o acolhimento e sensação de segurança (ideais  para os mais jovens) e o contato full time com o idioma, a cultura, hábitos e culinária local. Como nem tudo são flores, fique atento para não desrespeitar as regras da casa, como horário de chegada, tarefas pré-combinadas com a família, além de limitar o recebimento de visitas, se for o caso.

Aos mais independentes, a opção é alugar um pequeno apartamento. Ideal para quem vai passar mais tempo na nova cidade, para cursos de educação superior, por exemplo, e precisa de conforto, privacidade e liberdade, essa é a melhor opção, embora não seja a que melhor se encaixa no bolso. No entanto, seja para estudar em paz, descansar após um longo dia ou ter a liberdade em receber visitas, ter o seu próprio lugar, com suas próprias regras, é fundamental. O ponto negativo, além do preço, é o fato de perder contato “24h” com o idioma e cultura locais, dentro de casa.

Por fim, que tal pensar em um meio termo? Entre morar com uma família e morar sozinho, uma terceira opção é a residência estudantil, mais conhecida como república. Com regras mais flexíveis, este tipo de moradia aproxima jovens e facilita o intercâmbio cultural e a possibilidade de fazer novas amizades. Geralmente localizadas próximo ao centros estudantis, as repúblicas proporcionam uma bela experiência cultural e social, afinal, dividir uma casa com pessoas de diferentes hábitos é um verdadeiro desafio e exercício de responsabilidade, paciência e respeito. Aos mais reservados, a melhor opção é um quarto individual, dividindo as áreas comuns como cozinha, banheiro e sala. Para quem quer economizar e não se incomoda em dividir o quarto, escolha a versão compartilhada.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.