Mudar de casa é um desafio. Mudar de cidade é um desafio ainda maior. Por mais que o novo sempre traga possibilidades de uma vida melhor, dá medo, não é mesmo?! Nem mesmo a oportunidade de aprender uma nova cultura, adotar novos hábitos, além da chance de uma vida mais saudável e tranquila diminuem o receio do que é ainda desconhecido. Mais ainda, o principal: recomeçar a vida, deixando para trás tudo o que havia de ruim na antiga cidade, vizinhança e moradia. Às vezes, nem mesmo essas apostas parecem trazer total tranquilidade para quem vai construir um novo lar em um ambiente desconhecido.
Por exemplo, uma das principais preocupações de quem tem outro município como destino é deixar para trás a companhia física, dos amigos. O que é natural, afinal, pessoas não podem ser substituídas, como a moradia. A saudade não tem mesmo remédio, senão o reencontro. E é esse o caso. Por mais que a companhia não seja tão frequente quanto antes, a amizade seguirá viva e poderá ser alimentada de tempos em tempos, com visitas de ambas as partes.
Além disso, é sempre bom lembrar que, antes de construir uma amizade, você também passou pela experiência de conhecer e conviver, até dar o passo de considerar como amigo, quem hoje já conquistou um espaço em seu coração. Posto isto, o principal é estar aberto a novas amizades e não se desesperar: existem locais específicos para facilitar a chegada de novas companhias, baseado na repetição dos encontros: o local de trabalho, onde você estuda e a vizinhança que te cerca.
Para quem é expansivo, todo lugar é lugar para conhecer alguém, seja no transporte público que você usa com frequência, uma ida à padaria e ao jornaleiro. No entanto, para os mais tímidos, uma ótima aposta é encontrar pessoas que têm os mesmos interesses e paixões que você. Para isso, vale se inscrever em um curso de idiomas, aula de dança ou canto, academia, seja lá qual for o seu hobby.
É muito mais fácil ter assuntos em comum com quem compartilha de seus gostos e estará a seu lado, mesmo que como desconhecido em primeiro momento. Outra aposta válida é em ambientes mais receptivos e favoráveis a uma troca de palavras, como um café perto de casa, um barzinho no happy hour e em espaços de convívio a céu aberto, como parques e praças perto de casa. De qualquer maneira, não se desespere! Logo logo você terá com quem dividir os seus dias, sem esquecer os amigos antigos de outra cidade.