A capacidade de ler e escrever, juntamente de com o gosto pela literatura, são partes essenciais da formação cívica e crítica de qualquer cidadão no mundo. Além de tudo, são direitos inalienáveis do ser humano, garantidos em documentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU.
Visando esta formação, muitas vezes deficitária no ensino público nacional, colaboramos com o projeto “Literatura Antes da Leitura”. Foram escolhidas duas obras literárias infantis a serem lidas para crianças em processo de alfabetização da escola Municipal Madre Tereza de Calcutá, no Rio de Janeiro.
A leitura se desdobrou em análises pedagógicas sobre as histórias, pelos professores, em sala de aula. A escola recebeu 450 exemplares de cada obra para uso recorrente nos processos pedagógicos.
Ações como esta se refletem não somente no aprendizado objetivo da alfabetização. Na realidade, é um vetor de estímulo para diversas áreas importantes na evolução do sujeito. O contato com o lúdico, posteriormente esmiuçado em sala de aula, ajuda numa evolução do senso crítico das pessoas.
É importante que empresas também tenham um senso de responsabilidade com sua ação comunitária. Ações como esta contribuem para o desenvolvimento de uma nação fortalecida, crítica, educada e, consequentemente, mais igualitária.
O projeto “Literatura Antes da Leitura” faz parte de nossas ações pela conscientização social e ambiental de nossa comunidade. Confira o que pensamos sobre estes assuntos aqui: https://www.fink.com.br/mobility/pt/institucional.html