Mudança para espaços com piscina e playground são alternativa às restrições.
Comodidade, conforto, lazer e segurança – este último item atuando em duplicidade entre a proteção contra a violência urbana e a pandemia do novo coronavírus – são alguns dos principais atributos dos novos condomínios residenciais. Em meio às restrições de locomoção provocadas pelo isolamento social, aplicado para a contenção da Covid-19, a procura por mudanças para este tipo de residência – seja ele um condomínio de casas ou de apartamentos – foram impulsionadas desde o último ano. De acordo com uma pesquisa do Quinto Andar, site especializado em mudanças, houve aumento de 15% na procura por condomínios residenciais.
Mas o que vem atraindo tanto a atenção dos brasileiros em relação aos novos condomínios residenciais? Em primeiro lugar, vale ressaltar as mais diversas opções de descontração, capazes de fazer com que não haja a necessidade de sair do local para encontrar diversão. Dentre as opções de lazer oferecidas estão desde campos de futebol, passando por quadras poliesportivas, playground, salas de jogos, piscinas (inclusive, recentemente, com opções de ondas artificiais em condomínios de luxo), academia, churrasqueira, salão de festas e até salas de cinema.
Para isso, é claro, os condomínios residenciais precisam seguir as determinações municipais de contenção do novo coronavírus em sua cidade. Ou seja, a administração destes locais precisam estabelecer medidas de segurança contra o vírus, tais como: disponibilizar álcool em gel, higienização constante de ambientes, treinamento de funcionários e, também, o estabelecimento de horários para realização das atividades, evitando, assim, aglomerações.
Além disso, o oferecimento de pequenos mercados, farmácias, bares, restaurantes, bem como salões de beleza, também são fatores atraentes para quem pensa em mudar de sua atual residência para um condomínio com certos tipos de infraestrutura. Tais opções fazem com que os moradores do local precisem se locomover cada vez menos para outras áreas da cidade, evitando, potencialmente, mais aglomerações.
Ainda falando em segurança, para fechar o leque de vantagens para quem está com dúvidas em mudar para um condomínio residencial é o oferecimento de segurança própria, um importante diferencial para outros tipos de moradia. A sensação de proteção vem da administração de condomínios residenciais que contam com portaria e segurança 24, sistema de monitoramento, interno e externo, para controle da entrada e saída de não moradores, por exemplo. Em contrapartida, os interessados precisam entender que, com tanta infraestrutura, os valores para este tipo de moradia é alto.