Pesquisar
Close this search box.

Conheça as delícias de Belém

Capital do Pará, Belém cresceu às margens da Baía Guarajá, após a chegada dos portugueses, em 1616, o que explica a sua característica cosmopolita, portuária e de bela arquitetura, conhecida à época como “Paris n’América”. Devido ao clima equatorial, influenciado pela Amazônia, é a capital onde mais chove no Brasil, dando um toque ainda mais agradável às tradicionais fachadas de casarões e igrejas do período colonial, mesclado com modernas construções, surgidas no plano de valorização do espaço da cidade e o consequente processo de verticalização.

Referência cultural, político e econômica da região, incluindo todo Pará, Amapá e Tocantins, Belém é a segunda cidade mais visitada na Amazônia, devido às variadas ofertas de cultura e lazer. Além do mundialmente famoso Círio de Nazaré, Belém recebe a FITA – Feira Internacional de Turismo da Amazônia, Feira Amazônica do Livro,  Feira Supernorte – considerado o maior evento empresarial do Norte do país – além de eventos de moda como O Belém Fashion Days e o Amazônia Fashion Week.

Círio de Nazaré
Maior procissão cristã do planeta, o Círio de Nazaré, uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do estado, movimenta a economia e o turismo na capital, recebendo cerca de 2 milhões de pessoas. O evento acontece no segundo domingo de outubro, em uma marcha de 3,6 Km,  da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré.

Gastronomia
A rica culinária de Belém é distribuída em charmosos estabelecimentos e praças públicas. A começar pelo mais famoso: o tacacá na rua. Ele representa a tradição popular de que todo paraense – e se recomenda a todo turista – desfruta de um bom tacacá às três da tarde, tal como a pontualidade do chá para os ingleses. Logo, você encontra o prato nas principais avenidas e ruas da cidade. A iguaria é servida em uma cuia, acompanhada de caldo de tucupi com camarão, jambu e goma de mandioca. Além da cachaça de jambu, famosa por “tremer” quem degusta, provocando leve dormência nos lábios, outra bebida típica é o suco de bacuri, ideal para saborear junto com a “unha”, uma coxinha com recheio de caranguejo e enfeitada pela garra do animal. Sem esquecer, claro, da maniçoba, uma sopa feita com camarão e outras especiarias paraenses.

Não deixe de passar pelo Ver-o-Peso, o mercado a céu aberto  mais famoso da capital. Lá você encontra artesanato, animais, artigos para mandinga e variados alimentos locais, como frutas, verduras, farinha, castanha e peixes. Vá também à Portinha, no bairro histórico Cidade Velha. Lá, você encontra salgados frescos, preparados com massa caseira e com deliciosos recheios típicos da região.

Arte

O Museu de Arte Sacra, localizado no interior da Igreja de Santo Alexandre, abriga pinturas religiosas e itens em estilo barroco. Destaque para as imagens de santos talhadas em madeira. Para conhecer a música local, dê um pulo na Estação das Docas. Em frente ao Galpão 1, grupos regionais realizam apresentações de carimbó, às sextas-feira, a partir de 18h. Aos domingos, mais apresentações artísticas, mas dessa vez na Praça da República, ambiente familiar onde turistas e locais levam crianças e animais de estimação.

Natureza
Não deixe de visitar o Parque Zoobotânico Emílio Goeldi para conhecer impressionantes animais das florestas e rios da Amazônia, em 5,2 hectares de extensão. Outra dica é conhecer o Mangal das garças, no centro velho de Belém. A importante reserva ecológica reúne centenas de espécies nativas de animais e vegetais.


Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.