Pesquisar
Close this search box.

Conheça os 3 países mais seguros do mundo, segundo o Global Peace Index

Em 106º lugar entre os 163 países analisados em um ranking dos mais seguros do mundo, o Brasil, definitivamente, vive um período de grande insegurança pública. É o que aponta o Global Peace Index 2018 (Índice Global de Paz 2018), pesquisa realizada pelo Instituto para Economia e Paz (IEP – Institute for Economics and Peace) e que analisa, mundialmente, os esforços dos países pela paz, tanto em relação ao próprio território quanto em caráter mundial. Por outro lado, Islândia, Nova Zelândia e Áustria, foram eleitas, nesta ordem, as três nações mais seguras e pacíficas do mundo. Os países podem ser considerados um verdadeiro sonho de consumo em um mundo que, segundo o índice que chega ao quarto ano de tendência negativa.

Islândia

Desde a primeira edição do Índice Global de Paz, em 2008, a Islândia nunca perdeu a liderança do ranking. O país europeu, considerado o mais seguro e pacífico do mundo, simplesmente não convive com crimes violentos em suas ruas. Para se ter uma ideia, o número de homicídios no país não chega a taxa de 2,0 para cada 100 mil habitantes (para efeito comparativo, o Brasil tem taxa de 30,3). A igualdade social e o investimento em educação são os ingredientes para a baixa taxa de violência.

Nova Zelândia

Representante da Oceania no TOP 10 do Índice, a Nova Zelândia é uma das nações menos corruptas e mais prósperas do mundo. Exemplo de estabilidade política e econômica, além da valorização dos direitos humanos, o pequeno país, menor que o Estado de São Paulo, é lar da sensação de segurança. Por exemplo, com raras exceções, a polícia local não anda pelas ruas com armas de fogo, o que, surpreendentemente, não impede que as taxas de violência e assaltos a civis sejam baixíssimas no pequeno e seguro país.

Austria

Com um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, o alto padrão de vida dos austríacos é fator fundamental para a baixa taxa de violência e criminalidade. A sensação de segurança para os cidadãos reflete, diretamente, na economia local, cada vez mais expandida em uma sólida infraestrutura de comércio e lazer. Um dos fatores de preocupação para a sociedade local é o acesso ao armamento por parte dos cidadãos, fator que diminui a sensação de segurança em relação aos dois primeiros colocados da lista.

Entenda o Global Peace Index

O Global Peace Index abrange 99,7% da população mundial e considera mais de 20 indicadores, como número de homicídios, efetivo de segurança, encarceramento e até instabilidade política e relacionamento com países vizinhos. A partir destes dados, o ranking define os países mais pacíficos e os mais instáveis em relação a segurança, de acordo com uma pontuação inversa, já que quanto menor, mais estável o país se apresenta. Você pode acessar o relatório clicando aqui, mas lá vai um spoiler negativo: segundo Steve Killelea, fundador e diretor do IEP, a paz no mundo diminuiu nos últimos dez anos.

Números brasileiros preocupam

Se você está pensando em mudar do Brasil por conta da (falta de) segurança, seu medo não é infundado. De acordo com o “Atlas da violência 2018: homicídios”, divulgado na primeira semana de junho pelo Ministério da Saúde, o país alcançou a preocupante taxa de 30 assassinatos por 100 mil habitantes, em 2016. O número é assustador: foram 62.517 mortes, o equivale a 30 vezes os indicadores da Europa, por exemplo. Dados como estes ilustram o “porquê” do Brasil ser o terceiro pior país da América do Sul para se morar, de acordo com o Índice Global de Paz, onde está a frente apenas da Venezuela (143º) e Colômbia (145º).

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.