Os Lençóis Maranhenses são umas das paisagens mais exóticas de todo o mundo, com toda a certeza. Dois tipos de cenário se apresentam aqui ao longo do ano. Durante a época de seca, há um verdadeiro deserto banhado pelo oceano. Já durante a época de chuvas a paisagem clássica e mais conhecida se faz presente, uma combinação incrível entre dunas e lagoas, azuis ou verdes, apresentadas numa magnífica sequência.
O local é protegido pelo status de Parque Nacional e tem como sua principal porta de entrada a cidade de Barreirinhas. Ela é a cidade mais estruturada para receber turistas e justamente por este motivo tem a noite um pouco mais agitada, o que pode atrapalhar aqueles que procuram por sossego e paz.
A experiência de explorar este incrível local pode ser um pouco cansativa. Por ser um terreno difícil, um certo esforço físico é exigido para poder aproveitar tudo que o local tem a oferecer. Há também aqueles locais que só podem ser acessados através de veículos de tração nas quatro rodas ou barco, como as Lagoas Azul e Bonita.
Todo o sacrifício, no entanto, vale a pena. A paisagem é inteiramente única. Milhões de anos foram necessários para que um raro processo geológico formasse a sequência de dunas – que, parece não ter fim, à primeira vista. É uma incrível obra-de-arte natural, constantemente refeita ao bel prazer dos ventos.