Em tempos de pandemia, confira o que é preciso antes de arrumar as malas.
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, viajar para outros países requer agora cuidados especiais e autorizações específicas para ultrapassar fronteiras. Assim como o Brasil fechou temporariamente as suas fronteiras para evitar o aumento do contágio, países em todo o mundo também têm as suas exigências para o recebimento de turistas. Para quem deseja ou precisa visitar outros países, os dados são otimistas: atualmente, 37 países (5 a mais em relação ao mês anterior) já recebem os viajantes brasileiros de portas abertas, contanto que cumpram, claro, as regras estabelecidas pelos órgãos de Saúde do território.
Além de apresentação de teste negativo para Covid-19, há diferentes determinações para o desembarque de quem deixa o solo brasileiro, como cumprir quarentena, preencher atestados de saúde e apresentar comprovante de hospedagem, entre outros critérios. Entre os principais destinos, no Reino Unido e na Irlanda, turistas brasileiros precisam cumprir uma rigorosa quarentena de 14 dias, a partir do desembarque. Somente após esse período os brasileiros podem sair às ruas. Já a Croácia exige o preenchimento de um formulário com informações médicas, com perguntas sobre possível contato com infectados – nos últimos 14 dias – e informações sobre eventuais sintomas. Além disso, o país da Europa Oriental exige a comprovação de reservas de hospedagem. No México, a diferença em relação à Croácia fica apenas na exigência das reservas, mas brasileiros precisam preencher um documento sobre exposição ao vírus e estado de saúde.
Outro importante destino de férias dos brasileiros, a República Dominicana é mais rigorosa: exige PCR negativo na chegada ao país – o turista também pode fazer o exame, gratuitamente, no aeroporto – além de preenchimento de uma declaração de saúde e checagem da temperatura. Já nos Emirados Árabes Unidos, brasileiros precisam apresentar testes feitos em até 96 horas antes do voo.