Se analisarmos os destinos turísticos mais explorados do Peru, vamos perceber que Machu Picchu lidera com folga. No entanto, isto não significa que este seja o único local com uma rica história a ser contada neste país.
Cusco, capital do antigo Império Inca, segue sendo a cidade que mais memória tem desta incrível civilização pré hispânica. Ao andar pela cidade, percebe-se que ela é um grande documento histórico a céu aberto.
Existe uma mescla arquitetônica e urbanística entre os estilos incaicos e hispânicos nos edifícios mais antigos da cidade. Isso se deve ao fato de que a colonização espanhola, neste local, aproveitou as edificações existentes para servirem de sede à administração regional.
Isso não significa que tudo foi preservado. A região que detinha um dos maiores desenvolvimentos urbanos do continente foi fortemente depredada pelo projeto colonialista e civilizatório do Império Espanhol. O pouco que restou, no entanto, demonstra o quão grandiosa era a sociedade Inca.
Aos visitantes, a dica de visitas a Machu Picchu pode soar até redundante, uma vez que virtualmente todos os turistas que estão nesta região acaba, por ir ao local. No entanto, existem outros locais de igual magnitude, como o Vale Sagrado, que também guarda marcas arquitetônicas incríveis.
Na cidade de Cusco, é também possível observar um dos maiores acervos de arquitetura colonial espanhola em toda a América Latino. Igrejas, palácios, praças e diversos outros monumentos foram muito conservados ao passar do tempo. Não é por acaso que a cidade é considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A cidade também é agitada. Tem uma boa estrutura hoteleira, de bares e boates. Para turistas que também levam o aspecto do entretenimento a sério, é uma ótima pedida.
Por fim, podemos classificar Cusco como imperdível àqueles que se encantam por visitar cidades históricas. A mistura dos símbolos ameríndios e espanhóis, dos colonizadores e dos colonizados, do sagrado e do profano, do civilizado e do selvagem, dizem muito sobre nossa raíz coletiva.