De mudança para Portugal: 05 dicas para quem está pensando em fazer as malas

Brasil em crise, Portugal em ascensão. As respectivas situações dos dois países convidam muitos brasileiros a mudar de país, rumo à velha Metrópole. Além da boa fase na economia, a proximidade cultural entre as duas nações pode ser um bom argumento para quem quer mudar de ares.

Algumas dicas, no entanto, são importantes antes da viagem. Confira abaixo:

1 – Sair do Brasil é bem mais complexo do que tomar o rumo do aeroporto. Há alguns trâmites burocráticos que devem ser superados. O primeiro deles, sem dúvidas, é prestar contas à Receita Federal. Para tanto, deve-se apresentar ao órgão a Comunicação de Saída Definitiva do País, a ser expedida de 30 dias antes da data de saída até o último dia do mês de fevereiro do ano-calendário seguinte. Outra tarefa é alterar o status ou encerrar as contas bancárias. Evita-se, assim, além da indesejável permanência da cobrança de taxas, problemas com a receita e a necessidade de retornar a terras brasileiras em qualquer eventualidade causada por transtornos com o banco.

2 – Levar ou não sua mudança? A resposta a essa pergunta será de cunho mais pessoal. Em alguns casos, de fato levar a mudança pode ser um processo que muitos se perguntam se vale a pena ou não. Porém, o transporte de seus objetos pessoais, inclusive móveis, facilita não só a adaptação no novo país, mas também em economia em certos casos. Visto que, adquirir mobília de qualidade no exterior em muita das vezes acaba sendo mais caro do que o valor da mudança. Para superar com sucesso essa fase da sua nova vida, procure uma empresa de transporte confiável e certificada, a fim de que a mudança seja tratada com o valor – econômico e afetivo – que ela merece.

3 – Como funciona o processo de mudança? Se em outros países a burocracia para novos residentes é um obstáculo grande, em Portugal as coisas não são muito mais simples. Há também documentos específicos que legalizam sua situação no país. Ao chegar, não perca tempo e se apresente o mais rápido possível a uma unidade do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Lá, você entregará documentos necessários para a confecção de um visto de permanência, o qual deve ser solicitado no máximo em três dias após a chegada às terras lusitanas. O título de residência – forma como o visto de moradores estrangeiros é chamado no país – permite a solicitação de um bilhete de identidade (BI), o qual efetivamente o tornará cidadão lusitano. A partir daí, uma série de documentos pode ser conseguida, dentre os quais o título da Segurança Social, que te dá acesso às diversas formas de previdência do país; e o Número de Identificação Fiscal, que te permite entrar em acordo com a receita fiscal do país, etc. Dentre outros procedimentos que devem ser tomados para que sua família viva de modo regularizado no país, usufruindo assim de todos os benefícios e a qualidade de vida que Portugal oferece.

4 – Se a sua preocupação é com o local para uma moradia provisória, um apartamento mobiliado pode ser uma boa alternativa. São vastas opções muito procuradas por jovens em intercâmbio, estudantes e trabalhadores temporários. Mas com o boom de pessoas do mundo inteiro se mudando para o país, encontrar o imóvel com um valor justo e se precaver de que toda a burocracia seja atendida pode ser um pequeno desafio que requer certo tempo e/ou cautela na procura;

5 – Chegou em Portugal sem data para retornar? É hora de procurar por uma nova casa. Pondere a possibilidade de contar com uma empresa especializada em realocação de famílias. Relocation são consultorias que indicam bairros adequados ao perfil familiar, auxiliam na documentação necessária para a legalização no destino, oferecem suporte para a ambientação na residência escolhida sem contar a própria mudança internacional e demais burocracias inerentes. Se passar a morar em um país diferente pode parecer algo assustador, não hesite em buscar ajuda profissional. É, sem dúvidas, a melhor forma de superar essa fase de transição.

Com essas dicas, esperamos que sua transição seja a mais suave possível. Agora é com você. Prepare as malas, leve roupas de frio e, assim que possível, envie-nos uma indicação de um bom vinho português. Há na vida poucas coisas mais saborosas.

Apresentação Viver e morar em Portugal

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.