O Suriname é um país pouco relevante no âmbito turístico da América do Sul, mas isso não significa que não possua riquezas a serem exploradas pelos turistas. Paramaribo, a capital nacional, guarda uma herança de arquitetura colonial que atrai qualquer turista louco por história. Além disso, também tem opções de praias para relaxar.
A cidade tem grandes marcas da colonização holandesa.
A primeira está claramente na arquitetura local. As casas de madeira com telhados em diagonal guardam uma semelhança com o que encontramos, por exemplo em Amsterdã. Esta característica é única na América do Sul, posto que é um dos poucos lugares no continente que a influência holandesa chegou a tal nível.
Outra marca da colonização é a tolerância religiosa na cidade. Poucos metros de distância separam dois grandes templos em Paramaribo: uma sinagoga judaica e uma mesquita muçulmana. As duas suntuosas edificações convivem de forma harmoniosa no local há tempos.
Isto acontece pela filosofia da colonização holandesa. Historicamente enraizados numa doutrina política liberal, os colonizadores eram muito abertos à diferentes práticas religiosas. Por isso, a abertura de templos das mais diversas matrizes religiosas era aceita pelos administradores locais.
Por esta complexidade histórica, a própria cidade é um grande atrativo aos turistas. Ela é marcada por uma cultura que diverge da história que conhecemos nas colonizações ibéricas, que tomaram conta do resto da América do Sul.
O país também guarda riquezas naturais imensas. As praias locais possuem uma água cristalina, que muito remete aos paraísos tropicais do Caribe. Existem algumas opções de resorts, caso seu plano seja o total descanso nesse ambiente paradisíaco.
Paramaribo e todo o Suriname compõem uma excelente gama de destinos turísticos para brasileiros. Vizinhos de nosso território, guardam uma completamente única e belezas naturais fora do comum, logo ali.