Dicas para estudar na Universidade de Montreal

De acordo com o Consulado Geral do Canadá, 2018 foi um ano de recorde quanto a quantidade de vistos de residência concedidos aos brasileiros. Como mostram os números, o país é um dos destinos preferidos de quem sai do Brasil, seja para um intercâmbio, temporário, seja para recomeço de vida, como moradia. Para quem vai estudar, a cidade de Montreal é uma ótima opção, já que a segunda maior cidade do Canadá tem custo de vida relativamente menor que outras cidades do país. Localizada em Quebec, a cidade dá nome à principal instituição de ensino local, a Université de Montréal (UdeM), que também apresenta preços mais em conta para canadenses e imigrantes.

O processo seletivo

Você precisa redigir uma carta de aceitação, para estudar na UdeM. A dica então é ser ágil: antecedência é a palavra-chave, já que a universidade leva até 6 meses para responder à carta de aceitação enviada pelos pretendentes. Nesse tempo, uma valiosa dica é investir no aprendizado do inglês ou francês.

Dicas para intercambistas da UdeM

Após a aprovação, procure moradia, antes mesmo de viajar ao país destino. Falando nisso, se possível, viaje com um mês de antecedência ao começo das aulas, para se ambientar: conhecer bibliotecas públicas, comprar roupas apropriadas ao inverno, aprender a andar pela cidade em transportes públicos e até mesmo descobrir mercados mais em conta. Uma semana antes do início das aulas, a UdeM promove 7 dias de atividades para a adaptação dos alunos.

O custo de vida como atrativo

Cosmopolita e multicultural, a bilíngue Montreal, onde há espaço para os idiomas inglês e francês como oficiais, é conhecida, também, por sua receptividade a estrangeiros. A começar pelo aluguel que vai de CAD$ 600 a 1.200 mensais, de acordo com o bairro. Não se preocupe em morar tão perto da Universidade de Montreal já que o sistema de transporte público funciona bem e o custo do bilhete mensal para a sua utilização é de CAD$ 85,60.

Trabalhando em Montreal

De acordo com as leis canadenses, o estudante estrangeiro deve estar matriculado em tempo integral durante toda sua estadia no país. O que não impede de trabalhar por até 20 horas semanais, durante o ano letivo. Nas férias, você pode trabalhar por até 40 horas semanais, dentro ou fora da universidade.

 A vida fora da universidade

Nem só de estudo vive o intercambista. Montreal é ideal tanto para quem tem um estilo de vida mais agitado, e adora bares, restaurantes e vida noturna, quanto quem prefere uma rotina mais calma, com passeios em locais públicos, museus e cafés. Festivais em espaços públicos são comuns na cidade.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.