Confira as dicas para melhorar a convivência de quem está passando muito tempo na mesma casa.
O ano de 2021 continua desafiador para os brasileiros que estão com restrições de circulação por causa da pandemia da COVID-19. Com o aumento do tempo dentro de casa, a convivência também passa por obstáculos, como o surgimento de novos conflitos. Para quem divide apartamento com amigos, o desafio é dobrado.
Se o dia a dia pode não ser tão fácil com pessoas com experiências familiares e formações diferentes, imagina ficar confinado no mesmo espaço, quase sem possibilidade de sair? Mas, não se preocupe, para tudo há uma solução. Reunimos aqui algumas dicas para quem está passando por problemas com os colegas de casa.
O primeiro ponto é entender a situação como ela é, de fato: uma emergência mundial. Este é um momento em que todos devem fazer sacrifícios e não medir esforços, enquanto durar a pandemia. Por isso, faça a sua parte para preservar o bem-estar comum.
Uma das formas de tornar o ambiente o mais agradável possível é evitar a invasão do espaço alheio e a bagunça no espaço comum. Respeite a privacidade de quartos particulares e só entre se for convidado. Além disso, hábitos de limpeza e de organização podem ser completamente diferentes, e isso vir mais à tona em uma quarentena. Antecipe-se aos conflitos. Proponha regras básicas da casa e um cronograma de limpeza, com dias e horários certos para a arrumação dos cômodos, por exemplo. Vá aberto a negociações.
Em terceiro lugar, respeite as diferenças. A forma com que cada pessoa tem para reagir às mesmas situações pode não ser igual. Assim, alguns irão responder à ansiedade querendo conversar, enquanto outros ficarão mais calados. O importante é apoiar o momento do outro, sempre respeitando a forma com que ele está lidando com a crise.
Por último, já pensaram em um espaço de maior qualidade? Casas com quintais e apartamentos com sacadas e áreas de lazer podem ser opções para fugir do confinamento e diminuir as brigas em espaços muito pequenos.
Se houver essa possibilidade, vale a pena pesquisar preços e rever prioridades. Na hora da mudança, evite novos conflitos e contrate uma empresa de confiança.
Qualquer que seja a situação, o diálogo é muito importante. Uma comunicação sincera, calma e sem acusações é o caminho para a resolução de conflitos e uma vida mais harmônica. Experimente!