Dificuldades com a nova língua? Técnicas que facilitam a comunicação em terras estrangeiras

Aprender outra língua é o principal fator para quem planeja se adaptar a uma nova vida em outro país. Claro, até porque a língua, como fundamental ferramenta de comunicação, é a maior companheira para quem vai mudar de residência e se ambientar aos futuros vizinhos. Mas como realizar com sucesso essa intrincada tarefa? Confira dicas para otimizar seu aprendizado.

A prática é tudo. Você já deve ter ouvido falar que a melhor forma de aprendizado é a repetição. No caso de idiomas, o ditado é especialmente verdadeiro. Assim, sigamos as dicas dos melhores professores do assunto: treinar, treinar e treinar. Preste atenção: não se trata de repetição de palavras, de forma decorada, mas, sim o aprendizado vem pelo entendimento de cada expressão, ou seja, qual o significado para aquela cultura.

A afirmativa tem base na neurociência que aconselha, a quem deseja ser fluente em outro idioma, a ambientação, que pode ser feita antes mesmo do desembarque em outro país. Comece por músicas e descubra o mundo mágico, ou não, que é entender o que o cantor está dizendo em seus versos, quando, outrora, somente a melodia chamava a sua atenção. Como músicas ficam na cabeça, acompanhe a letra original por escrito, comparando-a com a tradução, e entenda a inspiração do compositor.

Ainda de acordo com a ciência, você também pode se ambientar por jogos de videogame, computador ou aplicativos, alterando a configuração para outra língua desejada. Em seguida, assista a filmes (repetidas vezes a ponto de lembrar das falas) sem tradução, acompanhando as falas muito mais do que as legendas que têm expressões adaptáveis ao nosso idioma. O recomendado é, retirar as legendas, assim que as cenas e diálogos estiverem “frescos em sua mente”. Aposte também em textos publicados em sites locais.

Por último, por mais que pareça pedante, seja aquela pessoa que pensa as respostas em expressões de outra língua, durante um diálogo com amigos e colegas de trabalho. Você pode não verbalizar, caso não tenha intimidade, mas apenas pensar em como os nativos a utilizariam. A neurociência aponta que o emprego do novo idioma em situações de conforto, ou seja, ainda em seu país ou mesmo por meios de comunicação com amigos, faz com que as palavras saiam com mais naturalidade no processo de aprendizado do idioma. Outra dica é pensar em respostas para falas de séries e filmes e “conversar” com a televisão, dessa vez sim, pronunciando a palavra para treinar a fala.

Compartilhar Post

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp
Telegram

Como a fink pode te ajudar?

Escolha a melhor forma de entrar em contato conosco. Caso prefira, basta passar seus dados que faremos contato.

Olá!

Vamos nos falar?
Escolha uma cidade para
falar via Whatsapp

(Regiões Sudeste, Norte e Nordeste)

(Região Sul)

(Região Centro-Oeste)

How FINK can help you?

Please choose the best way to contact us.
To make it easier tell us who you are and we will contact you.