A Argentina guarda em seu território uma biodiversidade incrível. É possível explorar diversos tipos de paisagens, que geram experiências turísticas singulares a cada visitante. A Patagônia, por sua vez, talvez seja o maior exemplo disso. A pequena cidade de El Calafate atrai turistas do mundo inteiro por se situar no início deste incrível bioma do extremo sul do continente Americano.
Historicamente, a região teve grande importância no desenvolvimento da biologia moderna. O célebre cientista Charles Darwin foi profundamente influenciado pela região da Patagônia ao desenvolver sua tese evolucionista em “A Origem das Espécies” (1859). Isto se deve aos estudos geológicos e glaciares realizados pelo biólogo durante sua expedição na região.
O mais interessante é que todo este patrimônio da biodiversidade está disponível para visitação. O primeiro local de grande atração aos visitantes é o Parque Nacional Los Glaciares, localizado à 80 km da pequena cidade. Lá estão mais de 350 glaciares, enormes geleiras, fundamentais para as descobertas de Darwin e que proporcionam um visual de cair o queixo aos turistas.
As geleiras são exploráveis de três maneiras diferentes: pela água, em barcos; na terra, por sete passarelas diferentes; e pelo trekking no gelo, que é a experiência mais imersiva entre as três possíveis. Com níveis diferentes de dificuldade, todas tem seus pontos únicos de visualização da glaciar, e podem ser visitadas em dias diferentes.
Todos estes passeios podem ser agendados em agências de turismo de El Calafate. No centro da pequena cidade estão concentrados os comércios locais, incluindo alguns bons restaurantes para os jantares e momentos de descanso.
El Calafate também guarda ótimas opções hoteleiras, devido a alta demanda por hospedagens para a visita às glaciares. É possível escolher desde hotéis práticos, situados no centro da cidadezinha, até belas hospedagens no campo, com vista para as montanhas que rodeiam a região.
O passeio por esta região da Patagônia Argentina guarda história, diversidade biológica e um número sem fim de paisagens deslumbrantes ao visitante. É, sem sombra de dúvidas, um dos mais interessantes destinos a se visitar na América do Sul.