No nosso cotidiano contemporâneo, costumamos não pensar na praticidade de encontrar os produtos desejados nas lojas certas e no momento ideal. Imagine, por exemplo, o quão difícil seria comprar um lápis se, cada vez que você precisasse de um, tivesse que encomendá-lo a um produtor.
Isso geraria um período de espera indesejado, tanto ao produtor quanto ao consumidor. Além disso, poderia ser otimizado com uma produção/logística de entrega ideal — o que no estudo da economia é chamado de eficiência produtiva. Assim, é mais prático ir até uma papelaria e comprar o lápis.
No entanto, já imaginou o quão complexa é a cadeia de armazenagem e distribuição de um produto até chegar nas mãos do consumidor?
São diversas as etapas que devem ser seguidas para garantir estes serviços com qualidade na execução. Esses procedimentos podem se tornar ainda mais complexos, dependendo das características do produto que está sendo armazenado e, posteriormente, transportado. Este é o caso de produtos perecíveis, por exemplo — eles têm um prazo de consumo menor, além de demandarem condições especiais de armazenamento durante todo o processo.
Some-se a toda esta complexidade de trabalho o fato de produtores e consumidores não se concentrarem na mesma região (muitas vezes não se concentram nem no mesmo país ou continente). Isto demanda um vasto conhecimento do cliente e de seus hábitos de compra, e a logística cumpre um importante papel de conectar o produto ao seu consumidor no momento certo.
Por isso, grandes empresas confiam o processo de armazenagem e logística de seus produtos à empresas reconhecidas por trabalhos de excelência. E você, quando for pensar na logística de entrega de seu produto, também deve ter isto em mente: o transporte é um investimento.